quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aracnídeos


É a segunda maior classe de artrópodes. Existem espécies terrestres e aquáticas. Exemplos de aracnídeos são as aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. O corpo da maioria dos aracnídeos encontra-se dividido emcefalotórax e abdome. No entanto, em algumas ordens ou espécies há a divisão ou fusão dessas partes. 

No cefalotórax existem quatro pares de apêndices locomotores, um par dequelíceras e um par de palpos ou pedipalpos. As quelíceras podem ser utilizadas para injetar veneno nas presas, como ocorre nas aranhas, ou para esmagá-las, como é o caso dos escorpiões. Os palpos são utilizados para apreensão e manipulação das presas. Os aracnídeos não possuem antenas.

A fecundação é interna e os sexos são separados. O desenvolvimento é indireto nos ácaros e direto nas aranhas e escorpiões. 

As aranhas possuem glândulas de veneno no interior de suas quelíceras. O veneno inoculado contém enzimas que imobilizam e iniciam a digestão das presas. 

O abdome dos escorpiões é dividido em duas regiões: uma mais anterior, chamada de pré-abdome (ou mesossoma), e outra mais posterior, o pós-abdome (ou metassoma). Na extremidade do pós-abdome há uma estrutura chama télson, que abriga as glândulas de veneno. 




Lucas Zanon

Nenhum comentário:

Postar um comentário