sábado, 19 de novembro de 2011

Cálculo renal ou pedra no rim

É um dos problemas urológicos mais doloridos e, infelizmente, também um dos mais comuns. O nome mais popular pelo qual os calculos renais são chamados é pedras nos rins. Um problema causado por disfunções metabólicas que além de ser muito comum, ainda possui uma grande taxa de recorrência. 

  Todo cálculo renal causa dor? 

Quando o cálculo se encontra no parênquima renal é assintomático (não causa dor). Quando vai, porém, para a parte central do rim onde estão os tubos coletores, pelve renal e para os ureteres, pode provocar dor de forte intensidade. Esta dor é a cólica renal, que requer cuidados médicos imediatos.

O calculo renal também pode causar o bloqueio da passagem da urina, levando assim à dilatação a montante do sistema urinário, causando dor entre outros sintomas.
Contudo, alguns indivíduos têm cálculo renal sem dor ou com dor leve, o que é muito perigoso.
Alguns casos a pedra obstrui o ureter com pouca dor, que desaparece depois de algum tempo, apesar de ela não ter sido eliminada.
O calculo renal alojado no ureter determinando obstrução na via urinária, compromete o funcionamento do rim e pode provocar perda ou destruição do tecido renal.
 
 

Pedra nos Rins e o Coração


Pedra nos rins aumenta em 31% o risco de infarto: A relação entre as duas doenças pode estar na tendência genética ao acúmulo de cristais de cálcio nos rins e nas artérias.

Pedra nos Rins e Problemas no coração

Tendência genética: pacientes com histórico de pedras nos rins correm mais riscos de problemas cardíacos. 


Existe prevenção para calculo renal?


Sim, entretanto, uma vez tido um calculo renal, a pessoa sempre estará susceptível à formação de novos calculos.

A ingestão de aproximadamente dois ou três litros de água por dia, associado à utilização de NQI (suplemento alimentar que regula o metabolismo e solubiliza os minerais depositados no organismo) pode sim impedir a formação de cálculos renais.

Deve-se lembrar que a melhor forma de saber da saúde dos seus rins é consultando um UROLOGISTA ou NEFROLOGISTA e realizando exames. Muito cuidado porém quando escolher o profissional da saúde que vai lhe atender. Sempre que possível procure um médico que seja de sua confiança, pois no caso de calculos renais, muitos profissionais tem se mostrado mais preocupados em encaminhar o paciente para uma litotripsia que é extremamente rentável do que realmente avaliar as melhores soluções e buscar uma alternativa menos agressiva ao organismo. Em alguns casos a litotripsia pode ser mesmo a melhor opção de tratamento, mas não em todos os casos como pregam alguns médicos.
 
A respeito de pacientes com uma grande predisposição a formação de calculos renais, pode-se realizar uma investigação metabólica, a qual normalmente é indicada para os pacientes com litíase recorrente. Para estes pacientes, o uso do NQI tem sido fundamental, com uma grande eficácia na maioria dos casos, impedindo a formação de novos calculos renais.


O que é cólica renal, e quais são as suas características?


A dor do calculo renal é muito forte, tipo cólica ou aperto, aguda, ou seja, súbita, e cíclica. É uma dor lombar alta, unilateral, podendo irradiar para flanco (região lateral do abdome), pela pelve e grandes lábios na mulher ou testículo nos homens.
 
A dor na maioria das vezes é intolerável, realmente intensa, muitos médicos afirmam que provavelmente seja a dor de maior intensidade.
 
É importante salientar que a posição ou o movimento do corpo não influem no aparecimento nem na intensidade dessa dor.

Alguns sintomas podem estar associados à cólica renal, o principal deles é o vômito seguido de sangue na urina, febre e dor ao urinar.

Por: Thais da Silva °

Um comentário:

  1. Bom, eu tenho uma pedra no rim, fiquei internada alguns dias. É realmente uma dor muito forte, não da para aguentar. Minha pedra é de 6 milímetros, então é meio difícil sair sozinha, logo vou retirá-la fazendo uma operação a lazer, que vai 'bombardear' ela, fazendo sair pela urina.
    Por: Thais da Silva °

    ResponderExcluir