segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cisto de Ovário


CISTOS DE OVÁRIO
O QUE É?
Os ovários são dois órgãos que estão situados um de cada lado do útero. Eles produzem hormônios femininos (estrogênio, progesterona, outros) e os óvulos. Tumorações chamadas cistos podem ocorrer nos ovários. Cistos são saculações preenchidas com material líquido ou semi-sólido.
COMO SE DESENVOLVE?
São freqüentemente encontrados em mulheres em idade reprodutiva. As mulheres mais propensas a formação de cistos são aquelas com idade entre os 20 e 35 anos, as portadoras de endometriose ou com doença inflamatória pélvica. Usar hormônios não causa cistos.
O QUE SE SENTE?
Na maioria das vezes os cistos ovarianos são indolores e não causam sintomas a menos que ocorra sangramento por ruptura ou torção do cisto causando dor abdominal aguda severa.
COMO O MÉDICO FAZ O DIAGNÓSTICO?
Os cistos de ovário podem ser descobertos em um exame pélvico de rotina ou ecografia. Alguns exames laboratoriais podem ser necessários para avaliação dependendo dos sintomas encontrados.
COMO SE TRATA?
O tratamento pode ser expectante naqueles cistos que, por suas características, desaparecerão espontaneamente, ou cirúrgico, geralmente através de laparoscopia e vai depender do tamanho, das características e tipo do cisto e da idade da paciente. Devemos avaliar cuidadosamente, principalmente as meninas antes da primeira menstruação as e nas mulheres após a menopausa pós- menopausa.




Camilla do Carmo Cordeiro , 37

2 comentários:

  1. Como não se ovula normalmente é comum mulheres com ultero policistico
    terem dificuldades para engravidar sem algum tratamento especifico, pode
    causar também Acne, pele oleosa, aumento de peso, caspa, excesso de pêlos
    em lugares não comuns nas mulheres e a menstruação pode atrasar por meses.
    Elisa Mello

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho cisto no ovário e é uma muito ruiim, eu tenho também, grande risco de no futuro não ter filhos, comecei engordar muito também, faço tratamento com remédio para que o cisto diminuir.

    Camila,37

    ResponderExcluir