domingo, 20 de novembro de 2011

A INTELIGÊNCIA E A CRIATIVIDADE

1. Teoria do conhecimento e inteligência

segundo livro da Teoria Cognitiva Global dedica-se às diferentes acepções da palavra inteligência e à inteligência como sujeito ativo da gestão do conhecimento:
  • Tentam-se tipificar as distintas formas do seu funcionamento interno; desde os preconceitos e as respostas automáticas às respostas geradas pelo sistema de linguagem. O critério de ordenação escolhido foi o grau de fiabilidade associado à resposta da inteligência perante um problema ou requerimento ao seu sistema.
  • Realiza-se uma menção especial à criatividade como conjunto de funções complexas do cérebro ou sequência de funções simples da inteligência mais outras funções específicas de uma matéria determinada.
  • O seguinte passo é especular sobre a estrutura fisiológica do cérebro mais apta para executar as funções requeridas, sobre o seu caráter genético e, em consequência, sobre a forma como se transmite às gerações seguintes.
  • A coerência das propostas necessita de um elemento adicional, a forma como cresce e se desenvolve a inteligência. Parece um pouco complicado que se desenvolva e melhore a sua eficácia por mutações aleatórias.
Depois dos anteriores apartados estaremos preparados para compreender melhor as matizações realizadas sobre os distintos conceitos da palavra inteligência, em particular sobre os termos empregues de inteligência relacional e inteligência condicional.

A citada Teoria Cognitiva Global trata sobre as consequências da Teoria Global da Evolução Condicionada da Vida, de 1992, sobre a filosofia da meta-cognição. Analisa os sistemas de informação, a teoria do conhecimento e a psicologia do conhecimento em relação à neurociência e à fisiologia do cérebro na cultura moderna.
Independentemente de outros possíveis pontos de vista, para a Teoria Cognitiva Global não existe diferença entre os termos cérebro e mente, o que não significa que se negue a liberdade intrínseca à Vida.

No cabeçalho do índice figuram os enlaces relacionados nos quais se incluem os quatro livros digitais ou livros online grátis em que se dividiu a exposição da Teoria Cognitiva Global: o cérebro e os computadores, a inteligência e a criatividade, a memória e, por último, a vontade, os processos de tomada de decisões e a inteligência artificial.

Também se citam nos enlaces relacionados com a própria Teoria Cognitiva Global o relativo à citada Teoria Global da Evolução Condicionada da Vida, cuja base última é a mesma, por abordarem as duas teorias o tema central da inteligência, os seus mecanismos, origens e evolução a partir de distintas perspectivas.

Teoria da inteligência
Pirâmide Museu do Louvre
Teoria da inteligência
 
O terceiro apartado dos enlaces selecionados corresponde ao Estudo IDI sobre a análise estatística do inteligente desenho da inteligência com base nos dados longitudinais de quocientes de inteligência de família (pai, mãe, filhos, irmãos normais e gêmeos) existentes graças ao Young Adult Study, 1939-1967.

No referido estudo investigam-se empiricamente importantes considerações daTeoria Cognitiva Global relativas à evolução e ao cérebro.

Convém assinalar que o Estudo IDI demonstra claramente, seguindo o método científico, os seguintes aspectos:
  • O caráter hereditário da inteligência relacional (r² até 0,99), a significatividade do cromossoma de menor potencial intelectual e funcionalidades importantes da diferenciação sexual de acordo com o apontado pela TGECV e a TCG que se deriva da mesma.
  • O desenvolvimento do potencial intelectual encontra-se limitado pelo potencial menor dos dois potenciais herdados quando existe a condição de verificação (caso particular da inteligência condicional). Ou seja, o potencial intelectual necessita das duas fontes de informação genética recebida dos progenitores para se expressar e, por outro lado, encontra-se limitado por ambos.
  • Como se não bastasse, com a cautela que o tema merece, demonstra-se cientificamente a existência de uma evolução finalista ou teleológica de acordo com o apontado pela TGECV – Teoria Geral da Evolução Condicionada da Vida.
A dedução lógica é a necessidade de efetuar estudos mais extensos aplicando a mesma metodologia, dado que os resultados atuais sugerem uma mudança tão radical das posturas mantidas no presente pela maior parte da comunidade científica e da sociedade que bem poderia considerar-se uma mudança de paradigma.
Um exemplo de aprofundamento do estudo com quocientes de inteligência, que foi acrescentado posteriormente (Setembro 2002), encontra-se no apartado relativo àescolha de marido/mulher e inteligência. No referido apartado confirma-se uma hipótese sobre um requisito concreto relativo ao limite aceitável da diferença em inteligência no momento de escolher marido/mulher, reforçando simultaneamente a coerência global do modelo. De fato, o requisito refere-se à escolha inconsciente de uma inteligência desconhecida para a psicologia atual.

Apollo

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