quarta-feira, 9 de novembro de 2011


O que são as amígdalas e adenoide ?

   As amígdalas são duas estruturas redondas que ficam no fundo da boca (uma de cada lado). Elas em geral são visíveis quando nos olhamos no espelho com a boca bem aberta e a língua para fora ou com a boca aberta e a língua comprimida pelo dedo ou uma colher.

        A adenoide é uma estrutura arredondada que fica atrás do nariz e acima do céu da boca, em um espaço chamado de rinofaringe. Ela não pode ser vista a olho nu. Só é possível observá-la por meio de radiografia ou endoscopia nasal. A palavra adenoide quer dizer "vegetação", pois ela parece "brotar" da parede posterior da rinofaringe.
adenoide      Tanto as amígdalas como a adenoide são feitas de tecido linfoide, um tecido responsável por ajudar o organismo a produzir anticorpos e células de defesa. Não é a toa que elas ficam próximas à boca e ao nariz, que são portas de entrada importantes de micro-organismos.
        As amígdalas e a adenoide costumam aumentar de tamanho até os 5 ou 6 anos de vida, pois é justamente esse o período em que entramos em contato com novos germes. A partir daí ocorre uma diminuição natural do tecido linfoide que as forma, até que próximo à adolescência há apenas uma quantidade residual delas (na maioria das pessoas).
        Em algumas crianças, o tamanho exagerado (hipertrofia) das adenoides e/ou amígdalas causa problemas de saúde, a ponto de julgarmos que não dá para apenas esperar que o tempo se encarregue de diminuí-las. Nesses casos, vale a pena operar.




JACQUELINE RIBEIRO

2 comentários:

  1. Eu conheço muitas pessoas que quando crianças tiveram que operar as adenoides pelo fato delas atingirem um tamanho exagerado, provocando desconforto para respirar e sangramento !

    ResponderExcluir
  2. Eu não conheço ninguém que teve adenoide, e nunca vi uma pessoa com adenoide, mas é muito legal saber dessas coisa vai que um dia acontece algo e não se sabe o que é ^^

    Lucas Zanon

    ResponderExcluir