quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Os efeitos medicinais do café 


As pessoas que preferem café a chá são mais saudáveis e correm menos risco de morrer de um ataque cardíaco. Esta foi a conclusão de um estudo publicado na revista médica britânica journal of epidemiology and community health por uma equipe de faculdade de medicina da universidade de dundee, na escócia.
O estudo desmente a crença popular de que beber muito café faz mal à saúde e afirma que quanto mais esta bebida for consumida menos risco tem o indivíduo de sofrer um ataque cardíaco.segundo os pesquisadores, o chá é que faz mal.
para chegar a esta conclusão, a equipe acompanhou 11 mil pessoas entre 40 e 59 anos durante sete anos e descobriu que a taxa mais alta de mortalidade por enfarte ocorria entre os que não consumiam café e a mais baixa, entre os que tomavam um mínimo de cinco xícaras por dia.
" Beber café pode ser um hábito moderno e jovem com benefícios generalizados para a saúde." após seis anos de pesquisas sobre o café, diversos livros e artigos médicos internacionais publicados, o prof. dr. darcy roberto lima, ph.d. em medicina (londres,uk) e professor do instituto de neurologia da universidade federal do rio de janeiro, chegou às seguintes conclusões:
"a humanidade adotou o café como bebida matinal porque ele estimula o cérebro.
O café possui, uma lactona (substância química), que atua de forma benéfica sobre o cérebro.
Seu consumo diário torna o cérebro mais atento e capaz para suas atividades intelectuais.
Também diminui a incidência de apatia e depressão. estimula a memória, atenção e concentração.
Pode ajudar a prevenir o consumo de drogas, do álcool e a diminuir a incidência de cirrose em alcoólatras."
O café possui uma substância química que age no sistema nervoso central, reduzindo o desejo de auto-gratificação, provocado, por exemplo, pelas drogas e pelo álcool. Para os estudiosos, estas substâncias são os isômeros lactrônicos do ácido feruloilquímico, que possuem ação antagonista opióide.
Resultado: com o café, o que se sente é uma melhoria, no estado de humor, o que torna o jovem menos propenso ao álcool e às drogas.
A capacidade de raciocínio e memória melhoram com o consumo de café.Tudo o que uma pessoa aprende durante a vida se constitui no principal fator que influi no seu comportamento, por um processo de recordação. Porém, numa pessoa normal, são inúmeras as causas que podem prejudicar a memória e a inteligência, levando, por vezes, à ansiedade, à depressão e até mesmo ao consumo de drogas. O consumo diário de café pode melhorar e facilitar a capacidade de atenção, memória e concentração, tanto de jovens como de adultos.
Cafeína faz També cair o risco de pedras na vesícula.
Algumas xícaras de café por dia ajudam a reduzir o risco de pedras na vesícula.
Estudo publicado no jama (boletim da associação médica americana) pormichael f. leitzmamn da escola de saúde pública da universidade de harvard,mostrou que os homens que tomam de duas a três xícaras por dia têm 40%menos chances de vir a ter pedras na vesícula do que os que se abstêm de café.
Os que bebem quatro ou mais xícaras diárias reduzem o risco para 45%. parece que a cafeína estimula as contrações de vesícula e baixa o índice de colesterol da bile que, ao endurecer, dá origem às dolorosas pedras.
Sabe-se apenas que o café sem cafeína, chá e refrigerantes não têm o mesmo efeito.
Beber café pode também proteger contra o mal de parkinson.
A conclusão é de uma pesquisa do centro médico da administração de veteranos de honolulu, no havaí.
Entre os 8.004 voluntários pesquisados a menor taxa de incidência de parkinson foi encontrada nos bebedouros mais compulsivos de café. Os cientistas acreditam que a cafeina possa ter uma ação protetora sobre as células nervosas produtoras de dopamina, que ajudam a regular os movimentos musculares.  


Jacqueline ribeiro

6 comentários:

  1. Ainda bem que tomo bastante café :D http://natural.enternauta.com.br/bebidas/cafe-propriedades-medicinais/ aqui tem umas propriedades do café muito interessante.


    Louise

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas falam mal do café, mais na minha opinião, ele traz muitos benefícios a nossa saúde, parece que quando de manhã eu não tomo café antes de ir para o colégio, eu fico com mais sono nas aulas e sem animo para fazer as lições RsRsRs ...

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho que o cafe tem muitos benefícios,eu mesmo de tarde tomo muito cafe^^

    Lucas zanon

    ResponderExcluir
  4. Interessante saber disso,eu pensava que ele fazia mal,mas mesmo assim sempre tomei bastante café :)

    ResponderExcluir
  5. eu também achava que o cafe fazia mal
    eu não sabia que ele podia prevenir algo tao serio
    como o ataque cardíaco.

    ResponderExcluir
  6. Além disso tomar doses moderadas de café durante o dia pode ajudar no
    combate a depressão,estimular a atenção, concentração, memória e o
    aprendizado escolar.Mais também existe a parte ruim da cafeína que pode causar hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue),aumento da pressão arterial e o colesterol, pode também agravar os sintomas de insónias, ataques de pânico e ansiedade.
    Elisa Mello

    ResponderExcluir