quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Musculo

Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino.
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma. Em termos científicos, as etapas são:
Despolarização do sarcolema;
estimulação do retículo sarcoplasmático e
ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).
Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.

SAMARA

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Músculo que por muitas das vezes utilizado como apenas uma peça da vaidade. Mas agora, estudar as formas de como fica e se move a cada ação que executamos é mágico. O ser humano é espetacular!!
    por : Luiz Augusto Resolen n 39

    ResponderExcluir
  3. É incrível como os músculos podem ser importantes para nosso corpo e órgãos,como o Luiz falou,as vezes a vaidade fala mais auto e agente esquece qual a sua verdadeira função.

    ResponderExcluir
  4. sim realmente nos damos mais importância para a estética e não vemos a verdadeira importância para nosso corpo.

    ResponderExcluir