quarta-feira, 16 de novembro de 2011

fisiologia

circulação

sistema circulatório também chamado de sistema cardiovascular é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e vasos linfáticos. É o responsável, através do transporte do sague, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias do sangue e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entre vários tecidos.

função

É responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio  para as células, hormônios  (que são liberados pelas glândulas endócrinas ) para os tecidos, condução de dióxido de carbono  para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos [sistema excretor|órgãos excretores], como os [rins], tem importante papel no sistema imunológico  na defesa contra infecções, termo-regulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica. Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos. Ele transporta o sangue por todas as partes do corpo. Os ductos que ligam o coração até outras partes são as veias.

um dos órgãos mais importante para a circulação (bombeamento do sangue) É.


Coração



O coração bombeia o sangue oxigenado para o corpo e o sangue desoxigenado para os pulmões. No coração  humano existe um aurícula e um ventrículo para cada circulação, e com ambos uma circulação sistêmica e pulmonar, havendo quatro câmaras no total: átrio esquerdo, ventrículo esquerdo , átrio direito e ventrículo direito  . O átrio direito é a câmara superior do lado direito do coração. O sangue que retorna ao átrio direito é venoso (pobre em oxigênio) e passa para o ventrículo direito para ser bombeado pela artéria pulmonar para os pulmões para re-oxigenação e remoção de dióxido de carbono . O átrio esquerdo recebe sangue recém-oxigenado dos pulmões bem como da veia pulmonar, que é passado para o ventrículo esquerdo forte para ser bombeado através da aorta para os diferentes órgãos do corpo.

                                                                                                                                                                    
maicon p.langner

Nenhum comentário:

Postar um comentário