quarta-feira, 31 de agosto de 2011

  Comparação do pulmão de um fumante e de uma pessoa que não fuma !

 

 

Fumar não leva a nada, só traz prejuizos a sua saúde, pense bem nisso

                                  By: Janaina Pychybyth



Lucas de Almeida Fagundes


Novos avanços tecnológicos                                              
Já imaginou um robô que tem um senso de equilíbrio fora do comum e superior à de humanos, capaz de transpor vários obstáculos?

 BigDog, um cachorro mecânico que faz mais do que Frisbees laço, e irrigar hidrantes. Desenvolvido pela Boston Dynamics com financiamento do exército dos EUA, o protótipo de robô BigDog é indiscutivelmente mais ambiciosos do mundo.Sua estabilidade e consciência de sua própria orientação torná-lo o primeiro robô que pode lidar com os desafios desconhecidos do campo de batalha. Bot, o Grande Dane-size 'pode trotar mais de três quilômetros por hora, subir inclinações de até 45 graus, e transportar até £ 120, mesmo em terrenos acidentados impenetrável para veículos com rodas ou lagartas. Mas este é apenas um filhote de cachorro; Boston Dynamics espera que a próxima iteração, pronto este Verão, para ser pelo menos duas vezes mais rápido e levar mais do que o dobro.
O corpo do BigDog é uma estrutura de aço que abriga um motor a gasolina de um cilindro de condução de um sistema hidráulico, um computador e uma unidade de medida inercial (IMU) que usa um giroscópio a laser de fibra óptica e um conjunto de acelerômetros para rastrear o seu movimento e posição. Estes dispositivos funcionam em conjunto com as pernas para criar a marcha de precisão.
Cada um de pernas do robô é de alumínio, tem três articulações que o computador pode reposicionar 500 vezes por segundo usando atuadores hidráulicos. As articulações são equipados com sensores que medem e força de posição, eo computador referências cruzadas esses dados com as informações do IMU para determinar onde as pernas têm de ser para manter o bot "na vertical e se movendo na direção certa. Regulando o fluxo de fluido hidráulico para cada junta, o computador precisa coloca cada pata.
Os olhos: É um esporte, uma câmera estéreo e scanner a laser montado onde é a cabeça. Embora estes atualmente não influência de navegação , o  próximo Big-Dog irá utilizá-los a ler o terreno em frente e obstáculos à vista.
Por enquanto, o robô é controlado remotamente, mas futuramente tomará decisões inteligentes sobre o seu curso sem a orientação dos seres humanos. A mais poderosa BigDog, autônomo estará pronto para a batalha nos próximos oito anos.



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fibrodisplasia Ossificante Progressiva

Talvez essa seja umas das doenças mais dolorosas e tristes. Trata- se de formação de osso em lugares onde nunca deveria existir osso, como ligamentos, músculos, tendões, articulações. A doença pode surgir na primeira ou segunda década de vida.

Na FOP dão-se episódios repetidos de inflamação dos tecidos macios e o desenvolvimento de tumores subcutâneos e nos músculos. Eventualmente, fitas, folhas e placas de ossos, substituem os músculos esqueléticos do corpo, atravessam as articulações e as imobilizam, tornando assim os movimentos impossíveis. Qualquer tentativa em se remover este osso heterotópico acarreta catastróficos e explosivos episódios de nova formação óssea.

As crianças com FOP desenvolvem inchaços dolorosos pelo corpo, semelhantes a tumores, que podem crescer, mudar de posição e desaparecer, porém estes inchaços costumam deixar no seu lugar um osso e vão progressivamente imobilizando o corpo da criança num “segundo esqueleto”. O simples fato de bater alguma parte do corpo também desencadeiam e fazem avançar a ossificação dos tecidos macios. Progressivamente, o indivíduo irá perdendo cada vez mais a mobilidade até que, por impossibilidade de movimento da musculatura encarregada da respiração, morre por asfixia. A causa da doença ainda é pouco conhecida, acredita-se que estão implicados vários genes encarregados de sintetizar fatores de crescimento ósseo.




                                                        Elisa Mello
Como se formam os ovos dentro das aves?
Está aí, uma ótima pergunta! Bem, o ovo se forma num processo lento, que dura em média 25 horas e se divide em duas fases. A primeira, com duração de 4 horas, corresponde à formação de todos os componentes internos do ovo. A segunda fase leva até 21 horas e é quando ocorre a deposição de cálcio para a formação da casca. Nos ovários forma-se a gema, com a incorporação de sais minerais, proteínas e lipídios e o desenvolvimento se dá desenvolve à medida que caminha pelos compartimentos ovidutos. A casca é formada no útero, onde recebe uma grande quantidade de água e vitaminas.

Durante todo esse processo o ovo não tem a forma ovalada que conhecemos, na verdade eles são esféricos (redondos) quando ainda estão no interior do animal e possuem uma casca macia e maleável. Esta forma característica que conhecemos, se dá quando o ovo é forçado atráves do oviduto: os músculos se contraem, empurrando-o mediante movimentos ondulatórios (peristáticos). No início do processo o ovo é esférico, depois fica meio conico e só no final quando a casca entra em contato com o oxigênio e endurece, é que ele se torna ovalado.

O ovo se forma na ave mesmo se não for fecundado, da mesma maneira que a mulher ovula todos os meses, mesmo sem ter relação sexual. As galinhas, por exemplo, botam ovos todos os dias. O ovo não fecundado é aquele que consumimos (nos fecundados, a gema serve para a alimentação do embrião).



                                                                 Elisa Mello
Por que ao tampar o nariz não sentimos o gosto da comida?
Parece incrível, mas nosso paladar é limitado a apenas 5 ou 6 gostos diferentes (doce, salgado, ácido, amargo, etc...) o resto é tudo cheiro!!!! Sim... Chocolate, pêra, maçã, batata frita e tantos outros sabores são construídos pelo cérebro a partir dos cheiros que os alimentos exalam, ou seja, moléculas dos alimentos sobem ao nariz enquanto a comida está na boca sendo mastigada.

Bom, tudo é culpa de uma parte do córtex cerebral. Os neurônios dessa região combinam sinais de olfato, do paladar e ainda do tato (é preciso conhecer a textura do alimento, se está quente ou frio etc..). Das milhares de combinações possíveis, nascem o que chamamos de sabores! É por isso que quando estamos gripados, com nariz entupido, não sentimos o sabor da comida, pois só nos restam o tato (quente, frio, cru, ralado, etc) e o gosto (amargo, doce, azedo, etc).

Mas então para que serve o paladar, se ele não é tão importante para formar o sabor? A função do paladar é detectar sais, açúcares, íons de hidrogênio, aminoácidos, etc... e enviar essa informação para o hipotálamo (estrutura que regula o funcionamento do corpo), partindo da informação recebida, o hipotálamo se encarrega de ir preparando a digestão com antecedência. E isso funciona tão bem, que até hoje você não tinha notado a verdadeira função do paladar e muito menos a importância do olfato.


Quando você sente vontade de comer algo doce, ou salgado, significa que o hipotálamo detectou a deficiência de determinados ácidos, aminoácidos ou sais presentes nesses alimentos!

                                                     Elisa Mello

terça-feira, 23 de agosto de 2011

                     PORQUE CONTRAÍMOS A GRIPE 
                           MAIS DE UMA VEZ?


O Vírus:

A gripe é causada por um vírus chamado de "Influenza". Trata-se de um vírus de RNA de fita simples, envolvido por uma capa protéica helicoidal englobadapor um envelope lipoprotéico. Traduzindo: em vez de possuir DNA em seu interior, como a maioria dos vírus, ele apresenta um filamento único de RNA. Tal fato lhe confere uma terrível propriedade: ele se torna um vírus mutante. Enquanto o DNA possui uma grande estabilidade, o RNA sofre mutações facilmente. Por isso, esses vírus estão sempre se "transformando", o que dificulta o nosso organismo de combatê-los. Para entender melhor: Se você é infectado por um vírus Influenza do tipo "X", ao combatê-lo, você adquire imunidade contra esse vírus do tipo "X". Mas se esse vírus sofre uma mutação e vira "Y", o seu organismo não mais o reconhece e você adquire novamente a doença. Entendem o porquê de pegarmos tantas gripes ao longo da vida? Cada gripe é única! Nunca pegamos duas vezes a mesma gripe...

Existem 4 tipos principais de vírus Influenza: A, B, C e Thogotovírus. Os vírus são identificados pelas glicoproteínas que apresentam em seus envelopes lipídicos. Existem 2 tipos de glicoproteínas: as Hemaglutininas (HA) e as Neuraminidases (NA). O vírus do tipo A, por exemplo, tem 16 subtipos de HA e 9 subtipos de NA. Atualmente apenas os subtipos H1 e H3 e N1 e N2 estão circulando em humanos. Há outros subtipos circulando na natureza em animais, como aves e mamíferos.



Esquema mostrando a estrutura de um vírus Influenza. O RNA fica no centro, envolvido por um capsídeo protéico (Capsid), e em seguida por um envelope lipoporotéico (lipid envelop). Observem ainda as glicoproteínas hemaglutininas e neuraminidases.


APOLLO 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quanto frio podemos suportar? E calor?

 

Uma aventura no deserto ou uma expedição no polo sul pode levar o corpo ao extremo. Tanto frio  quanto calor são capazes de matar. O anesteseologista Alexandre Slullitel afirma que cada organismo tem um comportamento individual muito diferente, por isso, é difícil precisar a temperatura máxima ou mínima que podemos suportar.  O que pode ser determinante, mais do que a temperatura em si, é o tempo de exposição. “Tudo depende da intensidade, da variação de temperatura e do tempo em que o organismo é exposto”, alerta o especialista. Os principais sintomas de quem está sofrendo hipertermia (excesso de temperatura corporal) são suor, desidratação, boca seca, pele flácida e a consequente parada do funcionamento dos órgãos. Já na situação contrária, na hipotermia, as primeiras reações do corpo são tremor e contração muscular.
No livro A Vida no Limite – A Ciência da Sobrevivência, a fisiologista inglesa Frances M. Aschcroft afirma que, em um ar parado de -29º C, há pouco perigo para uma pessoa adequadamente vestida. Se o vento for de meros 16 km/h, porém, a sensação térmica cai para o equivalente a -44º C e a pele congela em menos de um ou dois minutos. Já no calor, se a temperatura basal – temperatura dos tecidos do corpo e do abdômen – passar dos 42º C ocorrerá morte por insolação. No livro, há o registro de um homem que suportou 15 minutos a uma temperatura de 105º C!

Louíse Rs

Coração



  • O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas 340 gramas. Funciona ao ritmo de 72 batidas por minuto - 104 mil por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia.
  • · O coração da mulher é um pouco mais acelerado; em 1 minuto, bate 8 vezes mais que o do homem. Nos recém-nascidos, bate 120 vezes por minuto.· Em 1 minuto, o coração lança 5 litros de sangue no corpo e bombeia 400 litros de sangue por hora. Tem 2 movimentos: sístole e diástole. A sístole, quando se contrai, faz a distribuição do sangue. Na diástole, ele descansa.
  • · Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas.· É dividido em 4 partes: 2 átrios, que recebem o sangue das veias; 2 ventrículos, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.
  • · O horário de maior incidência de ataques cardíacos é das 6 da manhã até o meio-dia.
Louíse Rs

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Por que sonhamos?

Por que sonhamos?

(Edmari Oliveira Carneiro, Ichu, BA)
Eis um dos maiores enigmas da consciência. A psicologia e a neurologia estudam a questão de ângulos diferentes que provavelmente se complementam, em vez de se excluírem. Mas não existe ainda uma resposta científica definitiva para a questão. Tudo indica que além de qualquer função biológica os sonhos são a principal chave para o autoconhecimento humano. Mais de 100 anos depois de sua publicação, o texto básico sobre o tema continua sendo A Interpretação dos Sonhos (1900), de Sigmund Freud. Nele, o pai da psicanálise demonstra que o sonhar é uma linguagem simbólica, pela qual se manifesta nosso inconsciente espécie de porão da mente onde habitam fantasmas psíquicos, como conflitos não resolvidos e desejos reprimidos, que acabam governando todo o nosso comportamento.
Acredita-se também que, com isso, o sonho tenha uma função auto-reguladora de equilíbrio psicológico. É através dele que fazemos a digestão dos acontecimentos do dia, afirma Marion Rauscher Gallbach, do Instituto de Psicologia da USP. Já do ponto de vista neurofisiológico, existem outras funções cerebrais que seriam despertadas quando sonhamos. Uma das principais é a manutenção da memória. Sonhar tanto guarda lembranças em arquivos de longa duração, quanto apaga informações não usadas, diz Rubens Reimão, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.


Apollo Rodrigues

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Doenças Causadas Por Fungos.


Micose em couro cabeludo
 

As micoses que aparecem comumente nos homens são doenças provocadas por fungos. As mais comuns ocorrem na pele, podendo-se manifestar em qualquer parte da superfície do corpo.
São comuns as micoses do couro cabeludo e da barba (ptiríase), das unhas e as que causam as frieiras (pé-de-atleta).
As micoses podem afetar também as mucosas como a da boca. É o caso so sapinho, muito comum em crianças. Essa doença se manifesta por multiplos pontos brancos na mucosa.
Existem, também, fungos que parasitam o interior do organismo, como é o caso do fungo causador da histoplasmose, doença grave que ataca os pulmões.

By: Patricia Rodrigues...

Ate que idade crescemos???


Até que idade crescemos?
O crescimento dos ossos começa com o nascimento e vai até mais ou menos 20 anos. Porém, o esqueleto não é o único a se modificar. Na adolescência, todo o corpo muda: é a puberdade. Quando ficamos adultos, o corpo não cresce mais.
By: Patricia Rodrigues.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

As estranhas plantas-pedra


  • As plantas-pedra ou Lithops, são vegetais pertencentes à família Aizoaceae.
Essas plantas curiosas são originárias de zonas desérticas do sul da África. De um modo geral, trata-se de uma suculenta anã quase sem caule, já que esse, curtíssimo, encontra-se abaixo da superfície da terra.
Formam grupos de duas folhas acopladas, e divididas só por uma fissura de onde aparecem as flores. Cada par de folhas forma o corpo de uma planta, que tem desenho cilíndrico ou praticamente cônico, com uma superfície plana. Da fissura ou fenda entre as duas folhas brota, no período vegetativo, as novas folhas, enquanto as velhas se abrem e murcham.
As espécies de Lithops diferem em suas cores, que podem ser extremamente variadas: do verde ao esbranquiçado, ao violáceo e ao rosa; além disso, podem estar manchadas, estriadas ou pontuadas.

Frequentemente apresentam “janelas” que correspondem a pequenas zonas transparentes ou translúcidas sem clorofila, através das quais a luz chega às partes da planta que permanecem enterradas.
As flores aparecem no outono: brancas ou amarelas, em forma de margaridas, maiores do que o corpo das plantas. Abrem-se a noite.
  • Existe outra planta que se parece muito com uma pedra, e que é nativa do Chile, Bolívia e Peru. Ela se chama Llareta. E surgiu entre as rochas, numa altitude de 3200 a 4500 metros.

A Llareta ou Yareta, é um tipo de musgo denso. Tão denso que dá pra andar sobre ela como se fosse rocha.  que só cresce 1mm por ano e 4mm depois de adulta). Esta planta desenvolveu-se assim para sobreviver no deserto. Esta da foto abaixo tem quase a mesma idade do Brasil.

Ela habita em um solo muito infértil,  com quase nada de água,muito alcalino e com uma taxa de radiação que seria letal para a ampla maioria das espécies vegetais do mundo.Mas este vegetal vive na completa ausência de sombra, suportando o frio intenso e ventos fortes. Sua forma, que lembra algumas espécies de coral marinho, poderiam indicar que se houver um planeta com condições parecidas com a Terra no espaço, talvez exista algum tipo de planta parecida com esta. Este vegetal é tão guerreiro, que talvez conseguisse sobreviver em Marte.

  • Existe também uma pedra que parece uma planta. As pedras que crescem, chama-se Trovants e são originárias da Romênia.  Pode parecer surreal dizer que existem pedras que após uma chuva – crescem, e com aparência orgânica de batatas ou outros tubérculos vegetais:



Mas como isso é possível?
Os Trovants são pedras mesmo, que possuem um miolo de rocha dura, mas suas formas externas são feitas de areia. Os Geólogos dizem que estas rochas são resultantes de um processo de cimentação ocorrido milhões de anos atrás nesta região. Cientificamente, essas pedras seriam concreções de areia e seu formato irregular é produto da secreção irregular do cimento. A formação das pedras da Romênia teria relação com uma coisa chamada Diagênesis. O fenômeno é tão curioso que em 2006 um museu foi construído especialmente para armazenar essas pedras que atualmente estão em exposição lá. O museu chama-se “Muzeul Trovantilor” (Trovant Museum) e fica em Costesti, um vilarejo na região de Valcea. Lá os visitantes podem ver Trovants de diferentes formas e tamanhos, das diminutas a rochas com mais de 10m de altura.

By:Letícia Rodrigues

sábado, 13 de agosto de 2011

O que é faringite

A faringite, coloquialmente chamada de dor de garganta, é uma inflamação dolorosa na faringe. Também pode ocorrer simultaneamente infecção das amídalas. A principal causa da dor de garganta é infecção, a qual 90% é viral, e o restante bacteriana, sendo que raramente pode ocorrer por fungos, como candidíase, principalmente em bebês. Alguns casos de dor de garganta são provocados por agentes poluentes, químicos ou cigarro.
Tipos de infecção na faringe

Dor de garganta causada por infecção viral

Os vírus são responsáveis por aproximadamente 90% dos casos de infecção na garganta e seus diversos tipos incluem:
* Adenovirus - o tipo mais comum de infecção. Geralmente o grau de alargamento do gânglio linfático do pescoço é modesto e a garganta muitas vezes não fica vermelha, porém causa muita dor.
* Ortomixoviridae, o qual causa gripe - presente com uma rápida elevação de temperatura, dor de cabeça e dores pelo corpo.
* Mononucleose infecciosa causada pelo vírus Epstein-Barr - Essa infecção pode causar considerável inchaço do gânglio linfático e tonsilite (inflamação das amídalas) com notável vermelhidão e inchaço da garganta.
* Vírus Herpes simplex.
* Sarampo.
Dor de garganta causada por infecção bacteriana

O agente bacteriano infeccioso mais comum é o streptococcus. Diferente do adenovirus, ele tende a provocar sintomas mais generalizados. Tipicamente há alargamento e dor nos gânglios linfáticos, com garganta inflamada, vermelha e inchada. O paciente pode ter temperatura alta, dor de cabeça, músculos doloridos (mialgia) e dor nas articulações (artralgia).



Difteria

A difteria é uma infecção no sistema respiratório superior causada pela bactéria corynebacterium diphtheriae, a qual vem sido erradicada desde a introdução dos programas de vacinação infantil. Antibióticos podem ser eficientes nos estágios iniciais, porém a recuperação é geralmente lenta.
Tratamento da faringite

O tratamento da faringite varia de acordo com a causa.



Rafaela Ferreira 
 

O que é?

A faringite, coloquialmente chamada de dor de garganta, é uma inflamação dolorosa na faringe. Também pode ocorrer simultaneamente infecção das amídalas. A principal causa da dor de garganta é infecção, a qual 90% é viral, e o restante bacteriana, sendo que raramente pode ocorrer por fungos, como candidíase, principalmente em bebês. Alguns casos de dor de garganta são provocados por agentes poluentes, químicos ou cigarro.
Tipos de infecção na faringe

Dor de garganta causada por infecção viral

Os vírus são responsáveis por aproximadamente 90% dos casos de infecção na garganta e seus diversos tipos incluem:
* Adenovirus - o tipo mais comum de infecção. Geralmente o grau de alargamento do gânglio linfático do pescoço é modesto e a garganta muitas vezes não fica vermelha, porém causa muita dor.
* Ortomixoviridae, o qual causa gripe - presente com uma rápida elevação de temperatura, dor de cabeça e dores pelo corpo.
* Mononucleose infecciosa causada pelo vírus Epstein-Barr - Essa infecção pode causar considerável inchaço do gânglio linfático e tonsilite (inflamação das amídalas) com notável vermelhidão e inchaço da garganta.
* Vírus Herpes simplex.
* Sarampo.
Dor de garganta causada por infecção bacteriana

O agente bacteriano infeccioso mais comum é o streptococcus. Diferente do adenovirus, ele tende a provocar sintomas mais generalizados. Tipicamente há alargamento e dor nos gânglios linfáticos, com garganta inflamada, vermelha e inchada. O paciente pode ter temperatura alta, dor de cabeça, músculos doloridos (mialgia) e dor nas articulações (artralgia).
 

O que são os lactobacilos vivos?

Bactérias dentro do nosso corpo nem sempre são sinal de doença. Muito pelo contrário: cada milímetro quadrado de um intestino saudável deve ter cerca de 10 bilhões de microorganismos vivendo nele para funcionar corretamente. Essa é a chamada flora intestinal, que, em muitos casos, têm seu número reduzido, seja por alguma enfermidade seja pelo uso de antibióticos. Isso não apenas dificulta a digestão, como torna o aparelho digestivo vulnerável ao ataque de microorganismos nocivos. É aí que entram os tais lactobacilos, para ajudar a combater essa carência da flora intestinal. As bactérias do gênero lactobacillus não são as mais numerosas, mas têm uma grande vantagem: podem ser ingeridas e ainda chegar vivas ao intestino, atravessando sem problemas o estômago, ambiente ácido onde a maioria dos microorganismos não sobrevive, diz o microbiologista Pedro Arcuri, da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), em Juiz de Fora, MG.
Uma vez no intestino, esses seres se reproduzem com grande rapidez e ainda criam um ambiente propício para que outras bactérias benignas possam se estabelecer ali. Como se não bastasse, eles produzem um muco que protege as vilosidades (pequenas dobraduras) intestinais e também sintetizam parte das vitaminas do complexo B de que necessitamos, afirma Pedro. Os lactobacilos podem ser encontrados no leite que acabou de sair da vaca, mas não estão presentes no leite pasteurizado que encontramos à venda. Os produtos comercializados que contêm lactobacilos vivos são o iogurte e os chamados probióticos: alimentos especialmente destinados a ajudar nosso sistema digestivo pela introdução de microorganismos.
A vantagem dos probióticos é que eles usam organismos geneticamente selecionados, que comprovadamente chegam vivos ao intestino em quase 100%, enquanto os lactobacilos do iogurte sobrevivem em escala bem menor, diz a farmacêutica e bioquímica Yasumi Kimura, da Yakult, fabricante do probiótico mais vendido no Brasil. Esse produto utiliza o lactobacillus casei shirota, variedade desenvolvida há mais de 60 anos pelo criador da empresa: o médico e microbiologista japonês Minoru Shirota.

RAFAELA FERREIRA

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Por que perdemos os dentes de leite?

Desde o nascimento, as raízes dos dentes de leite e dos dentes definitivos estão dentro das gengivas. Os dentes de leite nascem entre os 6 meses e os 2 anos de idade. Perto dos 6 anos, as raízes dos dentes definitivos se desenvolvem e os dentes de leite caem para dar lugar a eles.




Louíse Rs

NANOTECNOLOGIA

É a capacidade de criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada. 

Durante uma palestra para a Sociedade Americana de Física em 1959, o físico americano Richard Feynman (1918-1988) apresentou seu projeto para uma nova pesquisa. O estudo era baseado na possibilidade de poder organizar os átomos da maneira que desejarmos. Porém essa idéia era muito avançada para época. Após trinta anos, a idéia de Feynman toma forma na ciência do muito pequeno, a nanotecnologia, denominada dessa forma porque seus objetos de estudo costumam ser medidos em nanômetros. Um nanômetro (nm) equivale a um bilionésimo de metro. 

A pergunta de Richard Feynman foi: O que aconteceria se pudéssemos mover os átomos? Obteve uma resposta que foi dada pelos cientistas que os manipulam hoje. Segundo os cientistas, através de uma provável manipulação da movimentação do átomo, seria possível construir supercomputadores que caibam no bolso, colocar microssondas para fazer testes sangüíneos dentro do corpo humano, etc. Tudo isso gira em torno de previsões e suposições, as quais poderão torna-se realidade em aproximadamente uma década. 

A nanotecnologia hoje engloba muitas áreas de pesquisa, dos diversos setores da indústria e das áreas estratégicas. O desenvolvimento da nanotecnologia é de extrema importância para o Brasil como para Portugal, levando em consideração que tanto a indústria brasileira como a portuguesa terão de competir internacionalmente com novos produtos, para que suas economias se recuperem e retomem o crescimento econômico. Essa competição se tornará bem sucedida a partir do surgimento de produtos e processos inovadores, que se comparem ou, até mesmo, superem os melhores produtos oferecidos pela indústria internacional. 

Um dos grandes problemas que poderá ser gerado pela nanotecnologia é a nanopoluição, gerada por nanomateriais ou durante a confecção desses. Esse tipo de poluição, composta por nanopartículas, pode ser mais perigosa do que a poluição existente no planeta, uma vez que pode flutuar facilmente pelo ar viajando por grandes distâncias. Pelo fato dos nanopoluentes não existirem na natureza, provavelmente as células não terão as armas necessárias para lidar com eles, provocando danos ainda não conhecidos.









Louise Rs