quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O coração

O coração é um órgão formado por musculatura estriada cardíaca. Ele divide-se em dois lados: o lado esquerdo (átrio esquerdo e ventrículo esquerdo) e o lado direito (átrio direito e ventrículo direito).


A partir de seu lado esquerdo, o coração bombeia sangue para todo corpo retirando e distribuindo substâncias como, por exemplo, gás carbônico e oxigênio. É importante saber que além desta, muitas outras trocas são realizadas, uma vez que através delas, o equilíbrio de nosso corpo é mantido.
Além da grande circulação (citada acima), há também a pequena circulação, esta é assim chamada por possuir um trajeto menor do que a primeira, contudo, ela também é de importância tão elevada quanto a citada no parágrafo anterior.
Na pequena circulação, o sangue é bombeado do lado direito do coração até os pulmões e, de dentro deste órgão, ele recolhe oxigênio e libera o dióxido de carbono. Após isso, ele retorna ao coração, ingressando, desta vez, no átrio esquerdo. Ainda do lado esquerdo, o coração bombeia o sangue ao ventrículo do mesmo lado e, a partir daí, o sangue, agora repleto de oxigênio, parte novamente para o trajeto da grande circulação.
Mesmo enquanto estamos dormindo, o coração não pára de trabalhar, durante o sono, ele continua batendo em média 30 vezes o seu próprio peso a cada minuto. Entretanto, quanto estamos ativos ele trabalha mais aceleradamente bombeando um volume muito maior de sangue ao corpo. 

By: Letícia D Rodrigues

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O que é Asma??



“A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos susceptíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios”.
“Quando expostos a estes estímulos, as vias aéreas ficam edemaciadas (inchadas), estreitas, cheias de muco e excessivamente sensíveis aos estímulos”. (GINA – Iniciativa Global para a Asma)
Na definição acima, temos algumas pistas importantes sobre esta doença:
Doença inflamatória: – significa que seu tratamento deve ser feito com um antiinflamatório.
Doença crônica: – a asma não tem cura, mas pode ser controlada.
Indivíduos susceptíveis: – nem todas as pessoas têm asma; é preciso ter uma predisposição genética que, somada a fatores ambientais, determinam a presença da doença.
Episódios recorrentes de sintomas:- os sintomas não estão presentes o tempo todo, são as manifestações de uma piora da inflamação, esta sim presente cronicamente.
A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos: é a inflamação que deixa as vias aéreas mais sensíveis, o que confirma o importante papel da inflamação nesta doença.
Quando expostos a estímulos, as vias aéreas se tornam edemaciadas, estreitas, cheias de muco: - existem estímulos que desencadeiam as crises de asma. A presença destes estímulos, que também chamamos de desencadeadores, causa o inchaço, a presença de muco e o estreitamento das vias aéreas dificultando a passagem de ar, daí os sintomas da asma nos momentos de crise.



Os mecanismos que causam a asma são complexos e variam entre a população. Nem toda a pessoa com alergia tem asma e nem todos os casos de asma podem ser explicados somente pela resposta alérgica do organismo a determinados estímulos.
Se não for tratada, a asma pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa. No entanto, se controlada, é possível levar uma vida produtiva e ativa.
Antigamente, a asma era chamada de bronquite, bronquite alérgica ou bronquite asmática. O nome asma estava vinculado aos casos mais graves. O nome correto é simplesmente ASMA.
A bronquite é, na verdade, a inflamação dos brônquios e diferente da asma pode ter sua causa bem definida, por exemplo, uma infecção por bactérias ou vírus. Também difere da asma por apresentar um tempo de início definido e poder ser totalmente tratada.
Jacqueline Ribeiro de Jesus...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Meningite

Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. Esta doença pode ser causada por diversos tipos de microorganismos virais e bacterianos. Entre as bactérias a principal é o sorotipo meningococo (A, B, C, W 135).
Ambas são epidêmicas. As virais geralmente são benignas. A doença meningocócica é uma doença grave, principalmente na forma meningococcémia. Atinge pessoas de todas as idades, principalmente crianças menores de cinco anos.

Sintomas

febre alta;
forte dor de cabeça;
vômitos;
rigidez na nuca (dificuldade de movimentar a cabeça);
abatimento geral (estado de desânimo);
em algumas pessoas aparecem manchas na pele (meningocócica principalmente);
em crianças, pequenos abaulamentos de fontanela (moleira inchada)

Transmissão

É através da fala, tosse, espirros e beijos que o meningococo passa da garganta de uma pessoa para outra.
É importante lembrar que algumas pessoas podem transmitir o meningococo sem estarem doentes.
Existem outras meningites causadas por outros microorganismos que não são transmitidos diretamente de pessoa para pessoa.

Que seqüelas a meningite pode deixar?

As seqüelas podem ser muitas e vão desde dificuldades no aprendizado até a paralisia cerebral, passando ainda por defeitos físicos, como a surdez parcial ou completa.

Patricia Rodrigues Da Silva

Sopro no Coração.

É uma alteração no fluxo do sangue dentro do coração provocada por problemas em uma ou mais válvulas cardíacas ou por lesões nas paredes das câmaras. Na maioria das vezes, não existem seqüelas. No entanto, quando o sopro é muito forte, decorrente de lesões nas paredes das câmaras, ele certamente precisará ser tratado, pois um volume considerável de sangue sem oxigênio irá se misturar com o sangue que já foi oxigenado.
Algumas pessoas já nascem com válvulas anormais. Outras vão apresentar esse tipo de alteração por causa de males como a febre reumática, a insuficiência cardíaca e o infarto, que podem modificar as válvulas.
Sopro no Coração
Sintomas
Sopros são caracterizados por ruídos anormais, percebidos quando o médico ausculta o peito e ouve um som semelhante ao de um fole. O problema pode ser diagnosticado de maneira mais precisa pelo exame de ecocardiograma, que mostra o fluxo sangüíneo dentro do coração.
Tratamento
Como existem várias causas possíveis, o médico precisa ver o que está provocando o problema antes de iniciar o tratamento — que vai desde simples medicamentos até intervenções cirúrgicas para conserto ou substituição das válvulas, que poderão ser de material biológico ou fabricadas a partir de ligas metálicas.
Prevenção
Não há uma maneira de prevenir o sopro. Mas existem formas de evitar que ele se agrave. Para isso, é importante que você saiba se tem ou não o problema, realizando exames de check-up.

Patricia Rodrigues Da Silva..

Gastrite...

Sabe aquela sensação de que o estômago está pegando fogo? Não, você não engoliu nenhum dragão. É azia. Parece que tudo queima, arde e você mal consegue se alimentar direito.
Gastrite
A gastrite é uma inflamação do estômago e aparece após várias situações: quando passamos horas sem nos alimentar (pois as paredes dos estômago estão trabalhando para receber o alimento e enviá-lo para o local correto, como ele não vem, elas acabam batendo uma na outra e ocasionando o atrito), quando comemos coisas muito gordurosas, industrializadas ou ácidas e o estômago libera muito ácido para digeri-las.
Situações de estresse e estado nervoso abalado também são motivos para esse mal aparecer. Também pode ser desencadeada por uma bactéria que vive na mucosa do estômago, o helicobacter pylori.
Além da queimação, a gastrite pode apresentar os seguintes sintomas: soluços, eructações (arrotos), perda de apetite, náuseas, sensação de estômago cheio e vômitos. Em alguns casos, quando o estômago está muito sensível, pode ocorrer hemorragia.
Deve-se evitar
Alimentos gordurosos e frituras em geral
Frutas ácidas: laranja, limão, abacaxi, kiwi, morango, damasco, etc
Legumes ácidos: Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete, etc
Café, chá preto, mate e chocolate
Temperos como vinagre, pimenta, molhos industrializados, molho de tomate, ketchup, caldos, etc
Fuja dos enlatados e conservas. lingüiça, salsicha , patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas
Bebibas alcoólicas e gasosas.
Claro, você não precisa ficar sem comer. Alimentar-se de três em três horas e comer coisas saudáveis é o primeiro passo para evitar a gastrite.
E o resultado não poderá ser outro: corpo perfeito, saúde em equilíbrio!
Patricia Rodrigues da Silva

Raiva...

A raiva é uma infecção viral do tecido cerebral que causa irritação e inflamação deste e da espinhal medula.
O vírus da raiva está presente na saliva dos animais infectados. Um animal com raiva transmite a infecção a outros animais ou aos humanos ao morder-lhes ou, por vezes, ao lambê-los. A partir do ponto de inoculação inicial o vírus desloca-se através dos nervos até à espinal medula e ao cérebro, onde se multiplica. Em seguida, desce pelos nervos para as glândulas salivares, onde se instala.
Diferentes animais podem transmitir a raiva aos humanos. Embora a fonte habitual de infecção dos humanos sejam os cães, também os gatos, os morcegos, os texugos, as doninhas, as raposas e outros animais podem ser responsáveis pelo contágio. Não é frequente os ratos, as ratazanas e outros mamíferos pequenos transmitirem a raiva, em parte porque a mordedura de outro animal lhes é habitualmente mortal. Nos países desenvolvidos, a vacinação eliminou, em grande medida, a raiva nos cães. Contudo, continua a ser bastante frequente na maioria dos países da América Latina, África e Ásia, onde os animais de estimação nem sempre estão vacinados contra a referida doença. Os animais infectados podem ter uma raiva furiosa ou muda. Na raiva furiosa, o animal está agitado e apresenta um comportamento anormal; posteriormente fica paralisado e morre. Na raiva muda, é a paralisia localizada ou generalizada que predomina desde o início.
Actualmente, nos países desenvolvidos, a maior parte dos casos de raiva humana costumam ser causados por mordeduras de animais selvagens infectados. Os referidos animais podem ter um comportamento furioso, mas o mais provável é que apresentem alterações de comportamento menos óbvias. Os de hábitos nocturnos (morcegos, doninhas, texugos e raposas) infectados com raiva podem sair durante o dia e não demonstrar o medo habitual perante os humanos.
Apesar de ser extremamente raro, a raiva pode ser contraída respirando ar infectado. Foi descrito o desenvolvimento de dois casos entre exploradores que respiraram o ar de uma caverna infestada de morcegos.
Prevenção
Para prevenir a raiva devem tomar-se certas medidas antes da exposição ao vírus ou então imediatamente após a mesma. Por exemplo, pode aplicar-se uma vacina a quem tem um elevado risco de ser exposto ao vírus. Entre esses indivíduos encontram-se os veterinários, os técnicos de laboratório que manipulam animais potencialmente infectados, os que vivem ou permanecem mais de 30 dias em países em vias de desenvolvimento em que a raiva canina seja muito frequente e os que se dedicam a explorar cavernas com morcegos. A vacinação oferece um certo grau de protecção a quase toda a gente durante o resto da vida. Contudo, os níveis de anticorpos descem com o passar do tempo; assim, as pessoas com um risco elevado de continuar expostas deverão receber uma dose de reforço todos os dois anos.

Patricia Rodrigues da Silva

O que é Obesidade???

O que é a obesidade
A obesidade representa um problema caracterizado por um excessivo acúmulo de gordura nos tecidos. Se trata de um distúrbio que, além dos problemas de natureza estética e psicológica, constitui um importante risco para a saúde, e quando não corrigido, danifica o coração, as artérias (sobretudo as coronárias), o fígado, as articulações, o sistema endócrino. Uma pessoa pode ser definida como obesa quando o seu peso corpóreo supera 20% do peso considerado ideal.
A estabilidade do peso corpóreo nos indivíduos normais é garantida pelo equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas com a dieta e a quantidade de calorias queimadas pelo organismo.
Quando essa combinação se desequilibra e a quantidade de calorias ingeridas supera as calorias eliminadas, as calorias em excesso ficam acumuladas no tecido adiposo sob forma de gordura. Se a situação persiste no tempo, pode-se desenvolver a obesidade.
Causas da obesidade
A estabilidade do peso corpóreo nos indivíduos normais é garantida pelo equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas com a dieta e a quantidade de calorias queimadas pelo organismo. Quando essa combinação se desequilibra e a quantidade de calorias ingeridas supera as calorias eliminadas, as calorias em excesso ficam acumuladas no tecido adiposo sob forma de gordura. Se a situação persiste no tempo, pode-se desenvolver a obesidade.
A obesidade hoje é considerada uma doença e caracteriza-se pelo excesso de gordura no corpo, representando um dos grandes problemas de saúde pública no mundo inteiro.
Quase 1/3 da população mundial está acima do peso. A obesidade é medida usando uma escala chamada índice de massa corpórea ou IMC, que é calculada usando seu peso e altura (vide fórmula). Um IMC maior que 30 é considerado obesidade.
IMC = Peso atual - em kg
Altura²(em metros)
18,5 - 24,99: NORMAL
22,0: IDEAL PARA HOMENS
20,8: IDEAL PARA MULHERES
25,0 - 29,99: sobre peso de 1ºgrau – Pré-obeso
30,0 - 39,90: sobre peso de 2ºgrau - Obeso
40,0 ou mais: sobre peso de 3ºgrau –Obeso Mórbido
A obesidade não é um problema moral, não é um problema mental ou de falta de força de vontade, seu tratamento implica na redução da mortalidade de pessoas que teriam suas vidas interrompidas precocemente. Infelizmente não existe milagre que promova a perda de peso sem a colaboração e a motivação da pessoa; os sacrifícios portanto precisam ser conhecidos.
A obesidade pode aumentar o risco da pessoa desenvolver várias condições, como diabete, pressão alta, doenças do coração e algumas formas de câncer. Muitos riscos à saúde são mais altos nas pessoas obesas, e os riscos podem aumentar como o grau de aumento da obesidade. Em particular, as pessoas que ganham peso extra ao redor da cintura, ao invés de nas pernas e nas coxas, têm maior chance de ter problemas de saúde causados pela obesidade.
As pessoas ficam obesas por várias razões. Freqüentemente, vários destes fatores estão envolvidos. Algumas das razões mais comuns para obesidade são:
Influências genéticas
Apesar de representar um papel importante na determinação da obesidade, este é ainda um fator que a maioria da população não consegue mudar.
Fatores emocionais tais como:
Perda de um ente querido,
Ruptura amorosa,
Mudança de cidade,
Perda do emprego,
Deixar de fumar,
Abandono da prática de esportes,
Devido a um “stress” pós-cirúrgico,
Após o casamento.
Prevenção
Para prevenir a obesidade e manter um peso corporal saudável ao longo da vida, faça uma dieta sensata e pratique exercícios regularmente. Prevenir a obesidade é importante porque depois que as células gordurosas se multiplicaram, elas não irão desaparecer espontaneamente.

Patricia Rodrigues da Silva