Fibrodisplasia Ossificante Progressiva
Na FOP dão-se episódios repetidos de inflamação dos tecidos macios e o desenvolvimento de tumores subcutâneos e nos músculos. Eventualmente, fitas, folhas e placas de ossos, substituem os músculos esqueléticos do corpo, atravessam as articulações e as imobilizam, tornando assim os movimentos impossíveis. Qualquer tentativa em se remover este osso heterotópico acarreta catastróficos e explosivos episódios de nova formação óssea.
As crianças com FOP desenvolvem inchaços dolorosos pelo corpo, semelhantes a tumores, que podem crescer, mudar de posição e desaparecer, porém estes inchaços costumam deixar no seu lugar um osso e vão progressivamente imobilizando o corpo da criança num “segundo esqueleto”. O simples fato de bater alguma parte do corpo também desencadeiam e fazem avançar a ossificação dos tecidos macios. Progressivamente, o indivíduo irá perdendo cada vez mais a mobilidade até que, por impossibilidade de movimento da musculatura encarregada da respiração, morre por asfixia. A causa da doença ainda é pouco conhecida, acredita-se que estão implicados vários genes encarregados de sintetizar fatores de crescimento ósseo.
Elisa Mello
Ahh que horrível essa doença, deve ser bem triste e dolorido conviver com isso! :/
ResponderExcluirNossa deve ser bem triste mesmo...eu pessoalmente nao tenho muito estomago pra essas coisas...fico muito mal pensando como deve sofrer essas pessoas...
ResponderExcluirBy: Samara de S.Andrade
Nossa realmente deve ser algo muito difícil de se conviver,vi em um site que a doença ainda não tem cura,só alguns meios de aliviar o sofrimento,que horrível.
ResponderExcluir