Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino.
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma. Em termos científicos, as etapas são:
Despolarização do sarcolema;
estimulação do retículo sarcoplasmático e
ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).
Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.
SAMARA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMúsculo que por muitas das vezes utilizado como apenas uma peça da vaidade. Mas agora, estudar as formas de como fica e se move a cada ação que executamos é mágico. O ser humano é espetacular!!
ResponderExcluirpor : Luiz Augusto Resolen n 39
É incrível como os músculos podem ser importantes para nosso corpo e órgãos,como o Luiz falou,as vezes a vaidade fala mais auto e agente esquece qual a sua verdadeira função.
ResponderExcluirsim realmente nos damos mais importância para a estética e não vemos a verdadeira importância para nosso corpo.
ResponderExcluir