segunda-feira, 27 de junho de 2011

A diversidade dos fungos

Atualmente são conhecidas cerca de 70 000 espécies de fungos,um número que representa provavelmente apenas cerca de 5% do total de espécies desses seres vivos no planeta.Estimativas como essa apontam para existência de aproximadamente 1,5 milhão de espécies de fungos.
Cerca de 1 700 novas espécies são descritas a cada ano.Se for mantida essa velocidade de descrição de espécies novas,e estimando-se a existência de 1,5 milhão de espécies de fungos no planeta,serão necessários mais de 800 anos para que todos os integrantes do reino Fungi sejam conhecidos.


-Uma curiosidade:em agosto de 2000,pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos encontraram,na floresta nacional de Malheur,o maior de todos os seres vivos conhecidos:um megafungo (Armillaria ostoyae) de pelo menos 2 400 anos de vida,cujo micélio estende-se sob o solo abrangendo uma área de cerca de 900 hectares - equivalente à área ocupada por 47 estádios do Maracanã,um ao lado do outro.A cor amarela dos corpos de frutificação produzidos por esse fungo deu  ele o apelido de "cogumelo-mel". 




-Estive vendo alguns livros e encontrei este texto,achei muito interessante pois é algo que estamos estudando.


Letícia Delfino Rodrigues

3 comentários:

  1. Achei muio enteressante,porque parece quase que improvavél existir um fungo desse tamanho mas mesmo assim eu acredito que exista ...........
    By:Samara de S Andrade.

    ResponderExcluir
  2. Realmente como já foi dito é interessante mesmo, acredito eu que possa existir ou talvez seja só mais um "documentário" da internet, mas como não é comum no Brasil, não podemos afirmar muita coisa.

    Louíse Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Achei bastante interessante o assunto, e pesquisei sobre o fungo: Armillaria ostoyae.
    E realmente me surpreendi, porque além de ser o maior fungo do mundo, é considerado também o maior organismo vivo do planeta !

    Aqui fala um pouco sobre essa curiosidade:

    http://ocuriososoueu.blogspot.com/2010/07/qual-o-maior-organismo-vivo-do-planeta.html

    ResponderExcluir