quarta-feira, 27 de julho de 2011

Por que piscamos?



Todos nós piscamos de 15 a 20 vezes por minuto,em média 25 mil vezes por dia. Em algumas ocasiões, o ato de piscar é involuntário, ou seja, nem percebemos que estamos piscando, semelhantemente ao que ocorre no ato de respirar. Que a respiração é fundamental, pois permite ao corpo absorver o oxigênio que ele precisa, nós já sabemos. E o ato de piscar, qual sua importância? Por que piscamos? 

A primeira explicação para esse mecanismo é que através dele, agentes externos, como poeira ou outros minúsculos elementos, são impedidos de entrar em contato direto com a córnea. Além dessa, a outra função do mecanismo é a lubrificação da superfície ocular. 

As lágrimas, produzidas a todo o momento pelas glândulas lacrimais, são extremamente importantes para a lubrificação constante dos olhos. 
Quando piscamos, esse líquido é espalhado por todo o olho, permitindo a lubrificação do mesmo, além de proporcionar uma limpeza natural da córnea. Quando estamos na frente da televisão ou do computador, a luminosidade desses aparelhos causa a evaporação do líquido lacrimal, ocasionando a tensão dos músculos dos olhos e uma maior dificuldade em realizar o movimento de abrir e fechar os olhos, na chamada Síndrome da Visão do Usuário de Computador ou CVS.
Por dia um adulto produz de 1 a 2 litros de lágrimas


Letícia D R

4 comentários:

  1. Gostei muito desse assunto,achei bem interessante pois agora sabemos q ñ piscamos apenas por pisca,e q piscar é realmente muito importante. De:RAFAELA FERREIRA

    ResponderExcluir
  2. muito interessante mostro q ao agente piscar é uma limpeza natural

    ResponderExcluir
  3. Olha beem interessante, mais o que eu achei mais incrível ainda, foi o fato de que um adulto pode produzir por dia de 1 a 2 litros de lágrimas !

    ResponderExcluir
  4. É bem interessante saber que isso acontece em função de uma limpeza natural dos nossos olhos...
    Uma curiosidade sobre as Lágrimas é que a expressão popular "derramar lágrimas de crocodilo" usada para dizer que alguém chora sem razão ou por fingimento, surgiu de um fato real que acontece com os crocodilos, quando o animal come uma presa, ele a engole sem mastigar, para isso, abre a mandíbula de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem.

    Elisa Mello

    ResponderExcluir