sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Meningite

Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. Esta doença pode ser causada por diversos tipos de microorganismos virais e bacterianos. Entre as bactérias a principal é o sorotipo meningococo (A, B, C, W 135).
Ambas são epidêmicas. As virais geralmente são benignas. A doença meningocócica é uma doença grave, principalmente na forma meningococcémia. Atinge pessoas de todas as idades, principalmente crianças menores de cinco anos.

Sintomas

febre alta;
forte dor de cabeça;
vômitos;
rigidez na nuca (dificuldade de movimentar a cabeça);
abatimento geral (estado de desânimo);
em algumas pessoas aparecem manchas na pele (meningocócica principalmente);
em crianças, pequenos abaulamentos de fontanela (moleira inchada)

Transmissão

É através da fala, tosse, espirros e beijos que o meningococo passa da garganta de uma pessoa para outra.
É importante lembrar que algumas pessoas podem transmitir o meningococo sem estarem doentes.
Existem outras meningites causadas por outros microorganismos que não são transmitidos diretamente de pessoa para pessoa.

Que seqüelas a meningite pode deixar?

As seqüelas podem ser muitas e vão desde dificuldades no aprendizado até a paralisia cerebral, passando ainda por defeitos físicos, como a surdez parcial ou completa.

Patricia Rodrigues Da Silva

Um comentário:

  1. Entao, na postagem que eu fiz sobre o sopro eu nao comentei... Mais quando eu era criança me deu tbem meningite, na realidade eu estava com meningite e logo em seguida me deu o sopro...
    Mais ainda bem eu nao fiquei com nenhuma sequela...
    Os sintomas sao esses mesmos...
    Eu tinha comentado com minha irmã que nao estava mto bem ela brigou comigo...
    Ate que a hora que ela foi me acordar ela viu que eu nao estava brincando.. Eu eatava desmaisda...
    Minha mae nao estava em casa...
    Se eu tivesse ficado em Casa mais 5 min eu tinha morrido...
    Graças a minha mae estou aqui ainda...

    Patricia Rodrigues Da Silva..

    ResponderExcluir