sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O que é Obesidade???

O que é a obesidade
A obesidade representa um problema caracterizado por um excessivo acúmulo de gordura nos tecidos. Se trata de um distúrbio que, além dos problemas de natureza estética e psicológica, constitui um importante risco para a saúde, e quando não corrigido, danifica o coração, as artérias (sobretudo as coronárias), o fígado, as articulações, o sistema endócrino. Uma pessoa pode ser definida como obesa quando o seu peso corpóreo supera 20% do peso considerado ideal.
A estabilidade do peso corpóreo nos indivíduos normais é garantida pelo equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas com a dieta e a quantidade de calorias queimadas pelo organismo.
Quando essa combinação se desequilibra e a quantidade de calorias ingeridas supera as calorias eliminadas, as calorias em excesso ficam acumuladas no tecido adiposo sob forma de gordura. Se a situação persiste no tempo, pode-se desenvolver a obesidade.
Causas da obesidade
A estabilidade do peso corpóreo nos indivíduos normais é garantida pelo equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas com a dieta e a quantidade de calorias queimadas pelo organismo. Quando essa combinação se desequilibra e a quantidade de calorias ingeridas supera as calorias eliminadas, as calorias em excesso ficam acumuladas no tecido adiposo sob forma de gordura. Se a situação persiste no tempo, pode-se desenvolver a obesidade.
A obesidade hoje é considerada uma doença e caracteriza-se pelo excesso de gordura no corpo, representando um dos grandes problemas de saúde pública no mundo inteiro.
Quase 1/3 da população mundial está acima do peso. A obesidade é medida usando uma escala chamada índice de massa corpórea ou IMC, que é calculada usando seu peso e altura (vide fórmula). Um IMC maior que 30 é considerado obesidade.
IMC = Peso atual - em kg
Altura²(em metros)
18,5 - 24,99: NORMAL
22,0: IDEAL PARA HOMENS
20,8: IDEAL PARA MULHERES
25,0 - 29,99: sobre peso de 1ºgrau – Pré-obeso
30,0 - 39,90: sobre peso de 2ºgrau - Obeso
40,0 ou mais: sobre peso de 3ºgrau –Obeso Mórbido
A obesidade não é um problema moral, não é um problema mental ou de falta de força de vontade, seu tratamento implica na redução da mortalidade de pessoas que teriam suas vidas interrompidas precocemente. Infelizmente não existe milagre que promova a perda de peso sem a colaboração e a motivação da pessoa; os sacrifícios portanto precisam ser conhecidos.
A obesidade pode aumentar o risco da pessoa desenvolver várias condições, como diabete, pressão alta, doenças do coração e algumas formas de câncer. Muitos riscos à saúde são mais altos nas pessoas obesas, e os riscos podem aumentar como o grau de aumento da obesidade. Em particular, as pessoas que ganham peso extra ao redor da cintura, ao invés de nas pernas e nas coxas, têm maior chance de ter problemas de saúde causados pela obesidade.
As pessoas ficam obesas por várias razões. Freqüentemente, vários destes fatores estão envolvidos. Algumas das razões mais comuns para obesidade são:
Influências genéticas
Apesar de representar um papel importante na determinação da obesidade, este é ainda um fator que a maioria da população não consegue mudar.
Fatores emocionais tais como:
Perda de um ente querido,
Ruptura amorosa,
Mudança de cidade,
Perda do emprego,
Deixar de fumar,
Abandono da prática de esportes,
Devido a um “stress” pós-cirúrgico,
Após o casamento.
Prevenção
Para prevenir a obesidade e manter um peso corporal saudável ao longo da vida, faça uma dieta sensata e pratique exercícios regularmente. Prevenir a obesidade é importante porque depois que as células gordurosas se multiplicaram, elas não irão desaparecer espontaneamente.

Patricia Rodrigues da Silva

Um comentário:

  1. Olha a pessoa Obesa sofre muito...
    Eu convivo com crianças assim...
    Tem um Menino de 10 Anos que mora aqui em casa comigo ele pesa 100kg.. Isso é um absurdo pra uma criança....
    Eu fico com muito dó dessas crianças... Mais se os Pais nao ensinam quem vai ensinar??
    Se cuidem por favor...

    Patricia Rodrigues Da Silva...

    ResponderExcluir