Avançando e aprimorando o método, adicionou ainda outros corantes denominados “contra-corantes”, tais comosafranina e fucsina básica. As bactérias contidas no esfregaço podem ser classificadas como Gram-positivas(aproximadamente de cor roxa) ou Gram-negativas (aproximadamente de cor vermelha), isto dependerá da parede celular da bactéria. Se for estruturalmente simples a coloração será positiva, se for estruturalmente complexa a coloração será então negativa. Observe melhor na figura abaixo:
Existe um protocolo que se segue para fazer a coração de um esfregaço, com etapas bem definidas e com misturas de substâncias
Esta coloração permite distinguir os mais variados tipos de bactérias e que tipo de parede celular elas tem (se mais simples ou mais complexas, com mais ou menos peptideoglicanos – principal componente da parede celular bacteriana). As bactérias que descorarem quando submetidas à um solvente orgânico são Gram-negativas, e as que permanecerem coradas mesmo quando em contato com o solvente são denominadas Gram-positivas.
Estas bactérias de diferentes colorações tem também graus diferentes de virulência. As Gram-negativas, por exemplo, são constituídas por uma endotoxina denominada LPS (lipopolissacarídeo), que é causadora da patogenicidade. Já as Gram-positivas possuem a exotoxina rica em ácido lipoprotéico que confere aderência à bactéria.
Bactérias Gram-negativas
As proteobactérias compôem a maior parte das bactérias gram negativas. As principais são:- Escherichia coli
- Salmonella
- Shigella
- Pseudomonas
- Moraxella
- Helicobacter
- Stenotrophomonas
- Bdellovibrio
- Legionella
Bactérias Gram-positivas
- Filo Firmicutes (Bacilos, Estreptococos, Estafilococos, Enterococos, Actinobacteria, Listeria, etc).
By: Samara de Souza Andrade
Não entendo muito dessas coisas,mais achei muito enteressante principalmente a utilização do corante!!!
ResponderExcluirby:Bruna Mara