segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Porque perdemos cabelo ?
Porque perdemos o cabelo? O que causa a queda de cabelo? Os cabelos das mulheres tem comportamento diferente dos cabelos dos homens? Este texto aborda algumas causas comuns.
Estudos mostram que a perda de 100 a 150 fios de cabelos por dia é normal, tanto para homens quanto para mulheres.
O cabelo humano cresce naturalmente em três fases: anágenos, catagen, e telógeno.
Anágena é a fase ativa de crescimento, a Catágena é uma fase relativamente curta do ciclo natural do cabelo durante as quais os cabelos começam a quebrar, Telógeno é a fase de repouso.
Os pêlos que caem diariamente em muitas das vezes estão na fase de repouso ou no final do ciclo do cabelo, normalmente, 10% dos pelos do couro cabeludo estão em fase de repouso ou telógeno, estes pelos não estão crescendo e estão se preparando para a queda cíclica.
Geralmente a maior perda de cabelo não está associada a doenças sistêmicas ou internas, nem é a má alimentação, como dizem alguns.
Como resultado de fatores genéticos predeterminados e de histórico familiar, e do todo o processo de envelhecimento, os cabelos finos podem simplesmente cair.
Existem homens e mulheres que podem estar fisiológicos normais e ter o afinamento dos cabelos a partir dos trinta ou quarenta.
Mas existem casos em que as variações normais da vida, incluindo estresse severo, mesmo que temporários, as alterações nutricionais e alterações hormonais como os de gravidez, puberdade, e a menopausa também podem causar uma perda irreversível de cabelo.
Diversas condições de saúde, incluindo a doença de tireóide e anemia por deficiência de ferro pode causar queda de cabelo, as pessoas submetidas a exames de sangue e outros tratamentos e/ou testes de laboratório como quimioterapia ou hemograma, também estão sujeitas a ter queda de cabelo, para essas pessoas a queda de cabelos é normal e esperada.
É importante excluir causas relacionadas à perda de cabelo repentina ou grave, se existe preocupação com outros problemas de saúde, é recomendável visitar o médico para exames básicos de saúde.
Os dermatologistas são os médicos especializados em problemas de pele, cabelo, e unhas e podem fornecer um diagnóstico avançado e indicar o tratamento para cabelos ralos e perda de cabelos.
Às vezes uma biópsia do couro cabeludo pode ajudar no diagnóstico, principalmente se a queda de cabelo for considerada grave ou inexplicável.
Existem muitos medicamentos para “perda de cabelo”, mas quase todos os medicamentos causam efeitos colaterais, embora seja dito que geralmente o consumo de drogas não sejam as causas mais comuns de desbaste ou da perda de cabelo.
Mas é bom ter ciência que com tratamentos contra câncer, incluindo os medicamentos de quimioterapia, a perda de cabelos é um efeito colateral comum, nesse caso, a queda de cabelos geralmente ocorre após um ciclo de quimioterapia, o normal é o cabelo voltar a crescer depois de seis meses a um ano.
Por : Robson N° 20
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário