Uma tempestade solar poderá atingir o campo magnético da Terra
alt Uma ativa mancha solar entrou em erupção na noite de terça-feira (06/09/2011) produzindo uma tempestade solar da classe X (a mais intensa) libertando um filamento de material em direção à Terra, segundo informou a NASA, que alertou que esta nuvem poderá atingir o campo magnético do nosso planeta.
O Observatório Solar e Héliosférico (SOHO, na sua sigla em inglês) detetou uma ejeção de material da coroa solar que emergiu do lugar da explosão e que se dirige em direção ao sul da linha Sol-Terra. A tempestade produziu-se às 21h12 (hora de Portugal continental) de terça-feira e alcançou o seu pico de força 8 minutos mais tarde.
As ejeções são enormes nuvens de plasma solar que viajam no espaço, podendo alcançar os 5.000.000 quilómetros por hora. Se estas nuvens chegarem à Terra podem provocar alterações nos sinais de GPS, nas comunicações de rádio e redes de energia, segundo alertou a NASA. Este fenómeno ocorreu 24 horas depois de outra tempestade solar, que ocorreu às 00h50 horas (hora local) da passada segunda-feira e que alcançou uma menor intensidade de explosão.
A NASA assinalou que as tempestades que surgiram nos últimos dias não são casos isolados e apontou que a atividade solar tem estado a aumentar durante os últimos meses depois do Sol ter despertado de uma fase de repouso prolongado.
Apollo
Se isso acontecer mesmo não sei se nos vamos aguentar viver aqui na terra.
ResponderExcluir