terça-feira, 16 de agosto de 2011

As estranhas plantas-pedra


  • As plantas-pedra ou Lithops, são vegetais pertencentes à família Aizoaceae.
Essas plantas curiosas são originárias de zonas desérticas do sul da África. De um modo geral, trata-se de uma suculenta anã quase sem caule, já que esse, curtíssimo, encontra-se abaixo da superfície da terra.
Formam grupos de duas folhas acopladas, e divididas só por uma fissura de onde aparecem as flores. Cada par de folhas forma o corpo de uma planta, que tem desenho cilíndrico ou praticamente cônico, com uma superfície plana. Da fissura ou fenda entre as duas folhas brota, no período vegetativo, as novas folhas, enquanto as velhas se abrem e murcham.
As espécies de Lithops diferem em suas cores, que podem ser extremamente variadas: do verde ao esbranquiçado, ao violáceo e ao rosa; além disso, podem estar manchadas, estriadas ou pontuadas.

Frequentemente apresentam “janelas” que correspondem a pequenas zonas transparentes ou translúcidas sem clorofila, através das quais a luz chega às partes da planta que permanecem enterradas.
As flores aparecem no outono: brancas ou amarelas, em forma de margaridas, maiores do que o corpo das plantas. Abrem-se a noite.
  • Existe outra planta que se parece muito com uma pedra, e que é nativa do Chile, Bolívia e Peru. Ela se chama Llareta. E surgiu entre as rochas, numa altitude de 3200 a 4500 metros.

A Llareta ou Yareta, é um tipo de musgo denso. Tão denso que dá pra andar sobre ela como se fosse rocha.  que só cresce 1mm por ano e 4mm depois de adulta). Esta planta desenvolveu-se assim para sobreviver no deserto. Esta da foto abaixo tem quase a mesma idade do Brasil.

Ela habita em um solo muito infértil,  com quase nada de água,muito alcalino e com uma taxa de radiação que seria letal para a ampla maioria das espécies vegetais do mundo.Mas este vegetal vive na completa ausência de sombra, suportando o frio intenso e ventos fortes. Sua forma, que lembra algumas espécies de coral marinho, poderiam indicar que se houver um planeta com condições parecidas com a Terra no espaço, talvez exista algum tipo de planta parecida com esta. Este vegetal é tão guerreiro, que talvez conseguisse sobreviver em Marte.

  • Existe também uma pedra que parece uma planta. As pedras que crescem, chama-se Trovants e são originárias da Romênia.  Pode parecer surreal dizer que existem pedras que após uma chuva – crescem, e com aparência orgânica de batatas ou outros tubérculos vegetais:



Mas como isso é possível?
Os Trovants são pedras mesmo, que possuem um miolo de rocha dura, mas suas formas externas são feitas de areia. Os Geólogos dizem que estas rochas são resultantes de um processo de cimentação ocorrido milhões de anos atrás nesta região. Cientificamente, essas pedras seriam concreções de areia e seu formato irregular é produto da secreção irregular do cimento. A formação das pedras da Romênia teria relação com uma coisa chamada Diagênesis. O fenômeno é tão curioso que em 2006 um museu foi construído especialmente para armazenar essas pedras que atualmente estão em exposição lá. O museu chama-se “Muzeul Trovantilor” (Trovant Museum) e fica em Costesti, um vilarejo na região de Valcea. Lá os visitantes podem ver Trovants de diferentes formas e tamanhos, das diminutas a rochas com mais de 10m de altura.

By:Letícia Rodrigues

3 comentários:

  1. Andei pesquisando mais sobre o assunto e esse blog fala mais sobre esse assunto: http://cactoseafins.blogspot.com/2008/02/lithops-conhecido-como-planta-pedra.html

    quem tiver interesse em dar uma olhada, é interessante!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, na primeira imagem, achei que fossem alguns cérebros, beem interessante! Deve ser legal ter dessas plantas em um aquário ;)

    ResponderExcluir
  3. Ai que horror nao gostei muito da primeira imagem é mei nojento mais é muito legal ...
    By Samara

    ResponderExcluir