terça-feira, 23 de agosto de 2011

                     PORQUE CONTRAÍMOS A GRIPE 
                           MAIS DE UMA VEZ?


O Vírus:

A gripe é causada por um vírus chamado de "Influenza". Trata-se de um vírus de RNA de fita simples, envolvido por uma capa protéica helicoidal englobadapor um envelope lipoprotéico. Traduzindo: em vez de possuir DNA em seu interior, como a maioria dos vírus, ele apresenta um filamento único de RNA. Tal fato lhe confere uma terrível propriedade: ele se torna um vírus mutante. Enquanto o DNA possui uma grande estabilidade, o RNA sofre mutações facilmente. Por isso, esses vírus estão sempre se "transformando", o que dificulta o nosso organismo de combatê-los. Para entender melhor: Se você é infectado por um vírus Influenza do tipo "X", ao combatê-lo, você adquire imunidade contra esse vírus do tipo "X". Mas se esse vírus sofre uma mutação e vira "Y", o seu organismo não mais o reconhece e você adquire novamente a doença. Entendem o porquê de pegarmos tantas gripes ao longo da vida? Cada gripe é única! Nunca pegamos duas vezes a mesma gripe...

Existem 4 tipos principais de vírus Influenza: A, B, C e Thogotovírus. Os vírus são identificados pelas glicoproteínas que apresentam em seus envelopes lipídicos. Existem 2 tipos de glicoproteínas: as Hemaglutininas (HA) e as Neuraminidases (NA). O vírus do tipo A, por exemplo, tem 16 subtipos de HA e 9 subtipos de NA. Atualmente apenas os subtipos H1 e H3 e N1 e N2 estão circulando em humanos. Há outros subtipos circulando na natureza em animais, como aves e mamíferos.



Esquema mostrando a estrutura de um vírus Influenza. O RNA fica no centro, envolvido por um capsídeo protéico (Capsid), e em seguida por um envelope lipoporotéico (lipid envelop). Observem ainda as glicoproteínas hemaglutininas e neuraminidases.


APOLLO 

Um comentário:

  1. Impressionante a gente não pegar a mesma gripe, porque ela é única, beem legal isso !

    ResponderExcluir