segunda-feira, 19 de setembro de 2011


Ligre

O ligre (leão + tigre) é um híbrido entre um leão e uma tigresa.
Os machos deste animal são híbridos estéreis, pois o número de cromossomos do leão e do tigre são pares, mas diferentes, assim o ligre tem um número ímpar de cromossomos graças ao processo da meiose que ocorre na formação dos gametas femininos e masculinos (óvulos e espermatozóides, respectivamente), podem se acasalar com outro animal com características parecidas, como o próprio tigre ou leão puros, mas seus filhotes podem ter a saúde delicada.
O seu aspecto é de um gigantesco leão com raias de tigre difusas. Ele é, atualmente, o maior felino do mundo, possuindo entre 3,5 e 4 metros de comprimento. Com apenas três anos pode vir a pesar meia tonelada, por meio de sua dieta de carne e frango.

Acredita-se que o enorme tamanho que esses animais atingem ocorra pela ausência de genes que condicionem a produção dos hormônios inibidores do crescimento. Isso porque nos leões essa é uma herança materna, e nos tigres é paterna, portanto os ligres não recebem esses genes. O cruzamento entre leões e tigres só ocorre por ação do homem. Além de os hábitats de ambas as espécies serem muito diferentes, elas geralmente não compartilham os mesmos territórios, de maneira que há poucas possibilidades de se encontrarem para formar este estranho cruzamento. Na atualidade esses animais só coexistem na natureza no bosque de Gir, na Índia. Antigamente porém, leões e tigres coexistiram na Mesopotâmia, Cáucaso, Pérsia, Afeganistão e em grande parte do subcontinente indiano.
Existe também o tigreão, que é o híbrido de uma leoa com um tigre.

Apollo Rodrigues

4 comentários:

  1. Estava olhando umas fotos desses animais, é incrivél achei muito lindo, mas nao muito diferente!!
    By;Bruna Mara

    ResponderExcluir
  2. Além de serem enormes eles ainda consseguem correr até 80km/h, como eles são todos criados em cativeiro não se sabe se ele é muito violento...já o Tigon é do tamanho normal por causa do gene inibidor do crescimento contido na leoa!
    Ele é muito lindo ;D

    Elisa Mello

    ResponderExcluir
  3. achei muito bacana.
    não sabia que o leão poderia cruzar com uma tigresa.
    acho que esse animal vai ser muito agrecivo do que seus pais.

    Maicon P.LANGNER

    ResponderExcluir
  4. Nossa,não fazia nem ideia que o leão e uma tigresa cruzavam.
    Por serem criados em cativeiro acredito que não sejam muito violento,pois são acostumados com a presença do ser humano.

    Robson N°20

    ResponderExcluir