terça-feira, 13 de setembro de 2011

Nanotecnologia

Nanotecnlogia:


A comunidade científica e o público em geral têm sido expostos a uma série de realizações atribuídas a uma nova área do conhecimento: a Nanotecnologia. Tanto no exterior quanto no Brasil, as agências de financiamento têm lançado programas visando a incentivar tais pesquisas.


Dada a natureza e as implicações da Nanotecnologia, e, sobretudo, ao fascínio que a mesma vem exercendo, não apenas sobre jovens pesquisadores, à busca de novas temáticas de pesquisa, mas também sobre aqueles que querem se manter ao corrente dos acontecimentos, assumimos o desafio de realizar a tradução do texto que serviu de base à Conferência: "Introdução à Nanotecnologia Molecular", proferida pelo Professor Frederic Levy, na Academia Interdisciplinar de Ciências de Paris.


Certamente, para muitos que tomarão contato com este texto, e também para nós, que atuamos há vários anos na área (mesmo antes dela ter recebido este rótulo e todo o apelo mediático), ficará claro o papel fundamental do conhecimento químico na evolução desta área. E, mais ainda: verão que se trata de uma ciência, na qual o substrato é formado pela densificação de vários conhecimentos, inter e multidisciplinares, colocados em consonância com os novos paradigmas. 
SAMARA DE SOUZA ANDRADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário