segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Porque perdemos cabelo ?





Porque perdemos o cabelo? O que causa a queda de cabelo? Os cabelos das mulheres tem comportamento diferente dos cabelos dos homens? Este texto aborda algumas causas comuns.


Estudos mostram que a perda de 100 a 150 fios de cabelos por dia é normal, tanto para homens quanto para mulheres.

O cabelo humano cresce naturalmente em três fases: anágenos, catagen, e telógeno.

Anágena é a fase ativa de crescimento, a Catágena é uma fase relativamente curta do ciclo natural do cabelo durante as quais os cabelos começam a quebrar, Telógeno é a fase de repouso.

Os pêlos que caem diariamente em muitas das vezes estão na fase de repouso ou no final do ciclo do cabelo, normalmente, 10% dos pelos do couro cabeludo estão em fase de repouso ou telógeno, estes pelos não estão crescendo e estão se preparando para a queda cíclica.

Geralmente a maior perda de cabelo não está associada a doenças sistêmicas ou internas, nem é a má alimentação, como dizem alguns.

Como resultado de fatores genéticos predeterminados e de histórico familiar, e do todo o processo de envelhecimento, os cabelos finos podem simplesmente cair.

Existem homens e mulheres que podem estar fisiológicos normais e ter o afinamento dos cabelos a partir dos trinta ou quarenta.

Mas existem casos em que as variações normais da vida, incluindo estresse severo, mesmo que temporários, as alterações nutricionais e alterações hormonais como os de gravidez, puberdade, e a menopausa também podem causar uma perda irreversível de cabelo.

Diversas condições de saúde, incluindo a doença de tireóide e anemia por deficiência de ferro pode causar queda de cabelo, as pessoas submetidas a exames de sangue e outros tratamentos e/ou testes de laboratório como quimioterapia ou hemograma, também estão sujeitas a ter queda de cabelo, para essas pessoas a queda de cabelos é normal e esperada.

É importante excluir causas relacionadas à perda de cabelo repentina ou grave, se existe preocupação com outros problemas de saúde, é recomendável visitar o médico para exames básicos de saúde.

Os dermatologistas são os médicos especializados em problemas de pele, cabelo, e unhas e podem fornecer um diagnóstico avançado e indicar o tratamento para cabelos ralos e perda de cabelos.

Às vezes uma biópsia do couro cabeludo pode ajudar no diagnóstico, principalmente se a queda de cabelo for considerada grave ou inexplicável.

Existem muitos medicamentos para “perda de cabelo”, mas quase todos os medicamentos causam efeitos colaterais, embora seja dito que geralmente o consumo de drogas não sejam as causas mais comuns de desbaste ou da perda de cabelo.

Mas é bom ter ciência que com tratamentos contra câncer, incluindo os medicamentos de quimioterapia, a perda de cabelos é um efeito colateral comum, nesse caso, a queda de cabelos geralmente ocorre após um ciclo de quimioterapia, o normal é o cabelo voltar a crescer depois de seis meses a um ano.



Por : Robson N° 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário