terça-feira, 13 de setembro de 2011


Surgimento de Novas Doenças e o Desenvolvimento da Encefalite Espogiforme Bovina


A presença de doenças previamente não identificadas ou novas variações de doenças é outra forma de doenças surgirem numa área onde não havia conhecimento de sua existência prévia. A cada ano novas cepas de patógenos são descobertas, e ocasionalmente novos patógenos são reconhecidos. As Encefalites Espongiformes Transmissíveis (EETs) são exemplos de um novo tipo de patógeno que surgiu de formas variadas nas últimas décadas.


Encefalite Espongiforme Bovina ((BSE), vulgarmente conhecida como Doença da Vaca Louca, é uma das várias EETs reconhecidas em humanos e animais. Os agentes das EETs não têm sido completamente caracterizados, mas o patógeno parece ser menor do que um vírus. Três principais teorias têm sido postuladas para descrever os agentes causadores das EETs: (1) o agente é um vírus com características incomums, (2) o agente é um prion com uma proteína codificada pelo hospedeiro que sofre modificação para uma forma protease resistente após a infecção, ou (3) o agente é um pequeno ácido nucléico regulatório encapsulado não codificado com uma proteína protetora derivada do hospedeiro.
Animais afetados desenvolvem degeneração neurológica progressiva e exibem incoordenação, ataxia, nervosismo ou agressão, e produção reduzida apesar da continuação do apetite.
Lesões microscópicas presentes no cérebro de uma vaca com BSE.
BSE foi inicialmente diagnosticada na Grã-Bretanha em 1986 e o número de casos cresceu a cada ano chegando ao pico em 1993. Evidências epidemiológicas sugerem que o desenvolvimento dessa doença no gado britânico ocorreu quando o gado foi alimentado com carne e osso contaminado como uma fonte de proteína. O relacionamento da BSE com outras EETs não é totalmente compreendido, mas casos da nova variação da doença de Creutzfeldt Jakob (DCJ), uma EETs humana, tem sido casualmente ligada a exposição à BSE. O uso de rações a base de carne e osso de mamíferos para todos os animais produtores de alimentos agora está proibido, e além disso, o fato de animais mais velhos serem mais susceptíveis à infecção, o uso de carcassas de animais com mais de 30 meses de idade não é mais permitido como alimento para humanos e animais. 
                                                                        By: Samara S...

Nenhum comentário:

Postar um comentário