segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Osteoporose


Osteoporose

O que é:

A osteoporose é uma doença silenciosa, degenerativa e crônica, que ataca os ossos e na maior parte das vezes, só é diagnosticada após a ocorrência de sintomas como fraturas. Ela é uma doença que ainda não tem cura, mas seu tratamento pode melhorar a qualidade de vida do indivíduo diminuindo o risco de fraturas e de doenças associadas. Uma de suas causas é a falta de vitamina D no organismo, outra é a menopausa, embora hajam mais.

Sintomas da osteoporose

Por ser silenciosa, a osteoporose pode não apresentar sintomas embora o indivíduo já possa ser identificado com a doença através do exame de densitometria óssea. O sintoma mais aparente da osteoporose numa fase avançada é a fratura óssea ao pequeno impacto, embora possa ocorrer:
  • Dor intensa nas costas que começa subitamente
  • Diminuição da estatura em 2 ou 3 centímetros
  • Ombros descaídos e presença de corcunda
A osteoporose se instala quando ocorre uma diminuição da densidade óssea, devido a alterações hormonais ou toma de determinados medicamentos por longos períodos.

Tratamento para osteoporose

O tratamento para a osteoporose consiste na toma de vitamina D e de suplementos de cálcio. Recomenda-se também a prática de exercícios físicos e uma alimentação especial rica em alimentos fonte de vitamina D e cálcio.
A toma de medicamentos estimulantes de massa óssea e de bifosfanatos são igualmente indicados.

Causas da osteoporose

A principal causa da osteoporose é a perde de massa óssea após os 30 anos de idade.  Após os 50 anos, principalmente nas mulheres, por causa da menopausa, o osso passa a ser reabsorvido em maior proporção.
Doenças como comprometimento renal, disfunção da tireóide, doença do sangue e autoimunes também podem ser uma causa secundária da osteoporose.
O resultado é um desequilíbrio entre a formação e destruição óssea, que torna os ossos frágeis e com a possibilidade de se quebrarem com maior facilidade.

Como identificar a osteoporose

O exame mais indicado para identificar a osteoporose é a densitometria óssea, que faz o diagnóstico precoce da degeneração óssea.


Camilla do  Carmo Cordeiro , 37

2 comentários:

  1. Essa doença é bem complicada,ainda mais pelo fato de não se ter cura.Tomara que com toda a tecnologia que temos hoje em dia,consigam aproveitar para ajudar n tratamento desta doença.

    ResponderExcluir
  2. Até há pouco tempo muitos médicos receitavam remédios para repor o cálcio,
    mas a agora se sabe que não se trata de falta de calcio e sim o acúmulo de calcio em um lugar e que acaba faltando nos ossos.
    e tomar remédios pode ser até pedigoso pois O cálcio em excesso vai se depositar
    na parede dos vasos sangüíneos, reduzindo seu calibre e endurecendo-os, o que vai produzir a arteriosclerose e a hipertensão arterial.
    Elisa Mello

    ResponderExcluir