quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tendências evolutivas na fisiologia animal



Sistema digestóriopapagaio
A nutrição dos animais é heterotrófica, ou seja, eles necessitam de substâncias orgânicas obtidas a partir de outros seres, vivos ou mortos, para sobreviverem. Ao longo da história, por meio da evolução, os animais desenvolveram um sistema capaz de transformar o alimento obtido para melhor aproveitá-lo. A esse sistema dá-se o nome de sistema digestório.

Sistema digestório incompleto: O sistema digestório incompleto é caracterizado quando há apenas uma abertura de comunicação da cavidade digestória para o exterior. Representantes: cnidários e platelmintos. 

Sistema digestório completo: Presente em animais como moluscos, nematódeos, anelídeos, artrópodes, equinodermos e cordados. Esse sistema é caracterizado por ter duas aberturas: a boca, por onde o alimento entra; e o ânus, por onde todos os restos alimentares não absorvidos, são eliminados.
Sistemas de transporte corporal

Um dos sistemas de transporte corporal é a respiração celular. Esse processo é definido quando determinadas substâncias nutrientes liberam energia através de uma reação química como o oxigênio. Isso proporciona que todas as células do animal multicelular obtenham nutrientes que são utilizados como fonte de matéria-prima para o crescimento e a reposição de partes desgastadas, além se de agir como fonte da energia necessária à vida.

Transporte por difusão: Presente nos poríferos, cnidários e platelmintos, o transporte por difusão ocorre com a distribuição de substâncias pelo corpo. Nesse caso, ocorre por simples difusão célula a célula. Já nos nematódeos, a distribuição ocorre por meio de substâncias que percorrem o corpo por meio de uma líquido que preenche o pseudoceloma.
Sistema circulatório fechado: Esse sistema é característico dos anelídeos e cordados, onde os vasos circulatórios são contínuos, de modo que o fluido circulatório se mantém em um circuito fechado. Nesse caso, o fluido que se desloca é chamado de sangue.

Sistema circulatório aberto: Presente nos moluscos e nos artrópodes, esse sistema é caracterizado por vasos circulatórios que têm extremidades abertas e por onde o fluido passa para as cavidades corporais chamadas de hemocelas, ou lacunas. Nesse caso, o fluido recebe o nome de hemolinfa.

Sistemas respiratórios
Para suas atividades vitais, os animais obtêm energia por meio da respiração celular. Esse processo ocorre quando moléculas orgânicas reagem com moléculas de gás oxigênio, produzindo água, gás carbônico e energia. A respiração gera o suprimento de gás oxigênio para as células e a remoção de gás carbônico do organismo. Ela consiste na realização de trocas gasosas com o ambiente. 

Respiração cutânea: Presente em animais que vivem na água ou em ambientes úmidos, como poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, alguns anelídeos como as minhocas e os anfíbios, a respiração cutânea é caracterizada pelas trocas gasosas com o ambiente pela superfície corporal.

Respiração branquial: presente em muitos animais aquáticos como peixes, crustáceos, moluscos e diversos anelídeos, a respiração branquial é caracterizada por apresentar estruturas respiratórias conhecidas como brânquias. Elas são dobras externas da superfície epitelial, nas quais há vasos circulatórios em grande quantidade.

Respiração pulmonar: Presente, em sua maioria, nos animais de terra firme, como alguns moluscos, anfíbios adultos, répteis, aves e mamíferos, a respiração pulmonar é caracterizada pelas trocas gasosas com o ar, por meio de órgãos que recebem o nome de pulmões. 

Respiração tranqueal
: Presente em alguns artrópodes como insetos e centopeias, a respiração traqueal é caracterizada pelas trocas de gases como o ambiente, realizadas por meio de um sistema de tubos reforçados e espiralados em suas paredes. Esses órgãos são conhecidos como traqueias, que se abrem diretamente na superfície do corpo, em forma de poros conhecidos como espiráculos. 

Sistemas excretores
Algumas substâncias inúteis são produzidas pelo organismo dos animais. Quando as células se encontram em contínua degradação e fabricação de compostos químicos, surgem algumas moléculas que podem chegar a ser tóxicas. Elas são conhecidas, genericamente, pelo nome de excretas e excreções e precisam ser eliminadas rapidamente do corpo.

Em animais cujas células praticamente ficam em contato direto com a água ambiente, como poríferos e cnidários, a amônia é eliminada por simples difusão, através da membrana das células. Isso faz com que não haja um sistema específico que desempenhe a função de eliminar as excreções celulares. 

Todos os outros representantes do Reino Animal, com exceção dos poríferos e cnidários, apresentam sistemas excretores, também chamados de sistemas urinários. Eles são especializados em eliminar substâncias tóxicas nitrogenadas, que são produzidas no metabolismo celular. 
 
baleia.jpg


Lucas Zanon

Um comentário: