quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Úlcera Gástrica



O que é a úlcera?
A úlcera é uma ferida, uma erosão mais ou menos profunda da parede do estômago. Esta ferida provoca dores mais fortes quando se está em jejum do que com estômago cheio pois os alimentos servem como uma camada de protecção. Na sua fase aguda, ou num estágio avançado, a úlcera sangra.
Esta doença afecta sobretudo os homens, mais do que mulheres, e raramente se manifesta antes da adolescência.
Na maioria dos casos a úlcera é precedida por moléstias gástricas como azia, eructações ácidas e digestão difícil. Os ataques de úlcera gástrica aparecem principalmente durante a primavera e o Outono.
SINTOMAS:
-->Dores no abdómen que se podem irradiar para as costas, mais fortes se em jejum, mais leves com o estômago cheio;
-->Falta de apetite;
-->Eructações ácidas;
-->Enjoo;
-->Vómito;
-->Garganta irritada.
Quais são as causas da úlcera?
A acidez do suco gástrico desempenha um papel importante. Propiciada pelo stress, pelo estilo de vida, pelo álcool e pelo tabaco, a acidez aumenta quando se tomam remédios anti­inflamatórios ou aspirina.
A regulação da secreção ácida depende do sistema neurovegetativo, cujos mecanismos podem ser alterados. A camada do muco que forra e protege a parede do estômago pode ser modificada ou desaparecer. Quando junto com uma acidez excessiva há uma produção de muco insuficiente, pode aparecer uma úlcera.
Na maioria dos casos de úlcera constatou-se a presença de uma bactéria, a Helicobacter pylori, que, provavelmente, é responsável pelo desaparecimento da camada mucosa facilitando assim a sua agressão. A destruição da bactéria mediante um antibiótico elimina o perigo cavidade do de reincidência e reduz o risco de cancro gástrico.
A úlcera gástrica é uma doença causada por muitos factores: predisposição familiar, sistema neurovegetativo desregrado, hábitos alimentares, estilo de vida pouco saudável e Helicobacter pylori.
POR: EDNEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário